Norma do Banco do Brasil impede descontos por falta em véspera de dia de descanso. Greve é legal e não pode prejudicar carreira

Um boato de que o dia de greve geral, esta sexta-feira, 28/4, prejudicaria a carreira e teria um desconto ainda maior em termos de folgas, se espalhou pelo Banco do Brasil. O SindBancários e a Fetrafi-RS emitiram uma nota jurídica que esclarece e reforça o fato de que a greve geral está amparada por lei. Não se trata de falta injustificada, portanto, o desconto não pode se estender ao descanso de fim de semana ou repercutir.

A diretora do SindBancáros e funcionária do Banco do Brasil, Luiza Bezerra, avisa aos colegas que entidades como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras organizações do Poder Judiciário estão emitindo notas e confirmando a interpretação que o SindBancários e a Fetrafi-RS fazem da Lei 7.783/1989 e da Constituição Federal no que se refere ao direito de greve.

Luiza também cita a IN 375 do Banco do Brasil. O item 3.3.4 desta norma é claro quanto à falta justificada. O item se refere ao capítulo falta não abonada, não justificada. Diz a íntegra do subitem 3.3..4:  “É marcada apenas uma falta se o funcionário se ausentar na véspera de dia não-útil”.

Segundo a dirigente sindical, é o caso da greve da greve geral da sexta-feira, em relação ao sábado, 29/4. “Além da nota explicativa do Sindicato e da Federação, a IN 375 é clara. Estamos protegidos nesta greve. Se houver desconto ou enquadramento como falta injustificada, o Sindicato irá atuar junto  à Justiças do Trabalho. Esta é a hora de participar da greve geral porque é nosso futuro de bancários e bancárias que está em jogo. Vão acabar com direitos que lutamos muito para conquistar”, explicou Luiza.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias