No sábado, criminosos atacaram três bancos em Butiá, feriram moradores e fugiram da cidade que só tinha dois PMs de serviço

A falta de uma política de segurança efetiva no estado teve novas demonstrações neste final de semana, em ataques contra agências bancárias em Butiá e Horizontina. Na madrugada deste sábado, 06/01,  cerca de dez homens encapuzados e armados com fuzis chegaram ao Centro de Butiá, a 78km de Porto Alegre, atacaram as agências do BB, Banrisul e Caixa Federal, deixando destruição, terror entre os moradores e pelo menos três feridos a bala. Por volta das 2h da madrugada os criminosos chegaram em vários veículos e atacaram a agência do BB, explodindo vários caixas eletrônicos com dinamite. Havia apenas dois PMs de serviço, que inicialmente acharam que se tratava de uma briga e precisaram voltar para buscar armamento mais pesado.

A quadrilha então decidiu atacar as agências próximas do Banrisul e Caixa. No Banri, todos os equipamentos de autosserviço foram explodidos, Mas o ataque a Caixa foi frustrado, pois funcionou o sistema de segurança que solta forte fumaça preta quando o banco é atacado.

Três pessoas feridas

Ao mesmo tempo em que uma parte dos assaltantes entrava nas agências, outros passaram a atirar contra o posto da BM. As paredes e veículos próximos ficaram com marcas de balas, e um rapaz e uma moça que circulavam por ali foram feridos – aparentemente sem maior gravidade. Um dos PMs que estava no posto sofreu escoriações causadas pelos estilhaços.

Novo Cangaço contra insuficiência do governo

Pelo que está sendo noticiado, foi mais um ataque ousado, que hoje é chamado de Novo Cangaço”, disse o presidente do SindBancários. “Mas isto só mostra como cresceu a ousadia dos criminosos, na mesma medida em que o governo do estado se mostra impotente para equipar melhor os policiais e realizar novos concursos. Ter um ou dois soldados da Brigada Militar para policiar uma cidade inteira é inaceitável, e chega a ser um convite para os criminosos”, concluiu Everton Gimenis, ressaltando que pelo horário do ataque não houve bancários feridos, mas agências foram destruídas e a população terminou sendo afetada.

Tentativa de ataque ao Sicredi em Horizontina

Já no domingo, 07/01, foi a vez de Horizontina, no Noroeste do estado, enfrentar a ação de ladrões de banco. De acordo com a Brigada Militar, por volta das 2h30 da madrugada, criminosos quebraram o vidro e danificaram um caixa eletrônico do banco, localizado na Rua Presidente Vargas, bairro Vila Cascata.

Conforme relato de testemunhas, três homens participaram da ação. Eles fugiram sem levar nada, quando o alarme do estabelecimento foi acionado. Ninguém foi preso até o momento.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER