Negociações com o Badesul sobre enquadramento de funcionários são retomadas

Banco de fomento pretende apresentar contraproposta na próxima sexta-feira (14)

Diretores do SindBancários se reuniram na tarde desta sexta-feira (07) com representantes da direção do Badesul, na sede da empresa, para tratar sobre o reenquadramento do quadro de funcionários e a retomada das promoções regulamentares previstas em lei. Como sinalizado na assembleia de aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho, a proposta elaborada pelos funcionários não foi apreciada pelo conselho de Administração da agência de fomento. Um dos empecilhos apontados pelos conselheiros seria a necessidade de dobrar o volume de aplicações (funding) para que possa ser aplicada a proposta.

A direção do Badesul sinalizou que está em tratativas com a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) para apresentar uma contraproposta aos trabalhadores. A direção do sindicato deve participar de reuniões semanais na sede da empresa para tratar de outras reivindicações pendentes, como teletrabalho e banco de horas.

Segundo o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, o Badesul já havia sinalizado que não estava de acordo com a visão de reenquadramento referendada em assembleia da categoria e que as tratativas em torno do tema haveriam de ser aprofundadas.

“Esta resposta por parte do Badesul já era esperada e não é uma surpresa para aqueles que acompanharam as últimas assembleias e reuniões de trabalhadores. Agora é o momento esperarmos a contraproposta do banco. Seguiremos mobilizados junto dos empregados e acreditamos que a mesa semanal de negociações ampliará o diálogo para avançarmos neste e nas demais pautas previstas no ACT”, avalia o dirigente sindical.

Próximas rodadas também abordarão teletrabalho, promoções e banco de horas

Conforme cláusulas previstas no ACT da categoria, há prazos definidos para negociações de cláusulas sobre teletrabalho, promoções e bancos de horas. Por isso os temas serão abordados na próxima reunião com a direção da instituição financeira, agendada para sexta-feira (14), às 10h, na sede do banco de fomento.

“Estas também são reivindicações importantes para quem trabalha no Badesul e por isso serão debatidas nas próximas mesas de negociação”, aponta Ana Guimaraens, diretora de Cultura e Sustentabilidade do SindBancários, que também acompanha o avanço das tratativas.

Fonte: Imprensa SindBancários