Procuradoria-Geral do Estado ainda não apresentou parecer sobre a proposta enviada. Temas como teletrabalho, ponto eletrônico e calendário da Copa foram abordados nos últimos encontros
Nos últimos dois encontros na sede do Badesul, em 25 de outubro e 4 de novembro, representantes dos trabalhadores, da direção do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da agência de fomento também debruçaram-se sobre pautas como a regulação do teletrabalho, controle do ponto eletrônico e calendário da Copa do Mundo.
Um dos gargalos apontados pelo Badesul para avançar nas definições é a flexibilidade do horário dos trabalhadores no sistema de ponto, o que dificulta no regime de teletrabalho. A ideia é que as definições do teletrabalho e do ponto andem em paralelo, segundo o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, para que seja garantido o controle de jornada e preservado o direito de desconexão dos funcionários em teletrabalho.
Uma das possibilidades mais seguras para solucionar o problema do controle e segurança de trabalho remoto seria obrigar o acesso via VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual).
A superintendente de RH do Badesul, Bruna Menezes, informou que a instituição já possui um sistema de ponto eletrônico desenvolvido, mas solicitou que o Sindicato envie um modelo de acordo sobre o tema para servir de base para a redação do acordo do Badesul.
No intervalo entre esses dois encontros, na sexta-feira, 28 de outubro, a direção do sindicato também reuniu com a Comissão de Teletrabalho, formada por empregados do Badesul. O encontro serviu para serem aprofundados pontos de convergência e divergência entre a proposta da campanha salarial, a resolução implementada pela agência de fomento e a redação presente na CCT nacional assinada esse ano pela categoria. Agora, caberá à representação sindical a elaboração de proposta de redação para o acordo específico de teletrabalho dos empregados do Badesul.
Adoecimento no Trabalho
Ainda na rodada do dia 25, os representantes marcaram para o final de novembro (29) uma atividade do Departamento de Saúde do SindBancários no Badesul.O encontro, sobre o tema da Saúde Organizacional, será voltado a todos os trabalhadores e trabalhadoras da sede da agência de fomento, para atender à demanda por ações de prevenção ao adoecimento no local de trabalho.
Enquadramento e promoções
Ainda que as avaliações já estejam encaminhadas para acontecerem nesse ano, os temas promoções regulamentares, admissões de aprovados do concurso e enquadramento dos atuais trabalhadores, ainda seguem distantes de um desfecho. A agência de fomento justifica que avanços nesses debates só são possíveis após o retorno sobre o enquadramento, questão que está condicionada por eles ao retorno da PGE para ter continuidade.
O presidente do Sindicato, Luciano Fetzner, demonstrou preocupação com o fato da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) ainda não ter apresentado o parecer a respeito da proposta, solicitado pela diretoria do Badesul e pelo conselho. Conforme a diretoria do Badesul, a PGE questionou alguns pontos, o que sinaliza que o órgão está analisando a proposta. Entretanto, o prazo que consta no Acordo Coletivo da agência de fomento é de 45 dias, com possibilidade de prorrogar para mais 45.
Com a proximidade do vencimento do prazo, o SindBancários levou para a mesa que está avaliando o envio de ofício para a PGE, colocando a assessoria jurídica da entidade à disposição para contribuir com celeridade no processo. “Precisamos de agilidade por parte da PGE para poder efetivamente negociar uma proposta que possa ser levada para assembleia para apreciação dos funcionários”, destacou a diretora do Sindicato Ana Guimaraens. Todavia, nessa sexta o Badesul sinalizou que tal parecer já estaria praticamente finalizado e provavelmente esteja à disposição na próxima rodada, marcada para o dia 11.
Definições
Na rodada realizada nesta sexta-feira, 4, o Badesul informou que concordou em seguir o calendário orientado pela Febraban da Copa do Mundo 2022 e comunicou as atualizações feitas na resolução do teletrabalho à luz das demandas apresentadas pela Comissão dos Funcionários.
Imprensa SindBancários