Mostra Sotigui Kouyate acontece de 18 a 23 de fevereiro no CineBancários

Cultuado ator africano ganha mostra no CineBancários
O CineBancários, com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, traz a Porto Alegre, de 18 a 23 de fevereiro, a Mostra Sotigui Kouyate, com filmes inéditos deste cultuado ator africano.
O nome Sotigui Kouyate significa o sábio do palco. Pertence a uma ilustre família de griots da tradição oral do antigo Império do Mali, incluindo genealogistas, cantores, atores, historiadores.
Apareceu em mais de sessenta filmes e foi o ator favorito do diretor Peter Brook, tendo atuado em A Tempestade, Hamlet, consubstanciando o místico sufi Tierno Bokar. Trabalhou em filmes de Bernardo Bertolucci, Amos Gitai, Jean-Claude Carrière e outros, e dirigiu uma versão de ‘Antígona’, de Sófocles, com o grupo Mandeka, trupe teatral que ele fundou em 1996. De 1990 a 1996 Kouyaté excursionou pelos Estados Unidos e Europa como La Voix du Griot. Em 2009, Kouyaté ganhou um Urso de Prata no Festival de Berlim por seu trabalho no filme de Rachid Bouchareb, London River. Em 2010, morreu em Paris, um ano após uma doença pulmonar aguda.

Programação:

A coragem dos outros (Le courage des autres), de Christian Richard (Burkina Fasso, 1982, drama histórico, colorido, 92 minutos)
Num passado longínquo, no auge do comércio triangular, em algum lugar da África, um mercado da savana é atacado por cavalheiros africanos que se dedicam ao comércio de escravos.

A Genesis (La Genèse) de Cheick Oumar Sissoko (Mali, 1999, drama, colorido, 99 minutos)
Inspirado no livro sagrado do Gênesis, este filme conta a luta de poder entre duas famílias: um clã de pastores liderado por Jacob e outro clã de caçadores liderado por seu irmão Esaú. Pego no fogo cruzado está seu primo Hamor, e sua tribo de agricultores.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WAUbtuPcjFI

Keïta! a Herança do Griot (Keïta! l’Héritage du Griot) de Dani Kouyaté (Burkina Fasso, 1995, comédia dramática, colorido, 97 minutos)
Enquanto dorme em sua rede, o contador de histórias Djeliba se vê em uma missão em um sonho. Ele deixou a cidade e se estabeleceu no jardim de uma família de classe média moderna. Mabo, a criança da família, é rapidamente intrigado com o velho griot , que prometeu contar a história do seu nome. Um nome que evoca uma história épica, a do fundador do Império de Mandinga, Sundiata Keita, o filho da mulher búfalo.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=95Khdd3PskE

Little Senegal, de Rachid Bouchareb (Alemanha / Argélia / França, 2000, drama, colorido, 98 minutos).
Apaixonado pela história de seu povo, Alloune que vive na África decide visitar as Américas à procura dos descendentes de seus ancestrais, deportados como escravos, dois séculos atrás. Das plantações do Sul à Little Senegal, um bairro africano do Harlem, Alloune acaba encontrando uma prima distante, Ida, que ignora tudo de seu passado. Guiado pelo desejo de reunir sua família além dos séculos e fronteiras, e levado por seu envolvimento com Ida, ele encontra seu sobrinho Hassan, motorista de taxi clandestino, e sua noiva Eileen, grávida e esquiva; encontra também Karim, disposto a tudo com Amalris para obter sua green card. No filme, aparecem todas as contradições entre a América dos Negros e a África de seus antepassados.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OyLj2g2VPOg

Sotigui Kouyaté, um griot moderno (Sotigui Kouyate, un griot moderne) de Mahamat Saleh Haroun (Chade, 1997, documentário, colorido, 58 minutos)
Bamako, Julho de 1996. Sotigui Kouyate retorna à sua cidade natal para o seu sexagésimo aniversário, depois de trinta anos de ausência.

Grade de Horários:
18 de fevereiro (terça-feira)
15h – Keita! a herança de Griot
17h – A coragem dos outros
19h – Sotigui Kouyaté, um griot moderno
19 de fevereiro (quarta-feira)
15h – A Genesis
17h – Little Senegal
19h – A coragem dos outros

20 de fevereiro (quinta-feira)
15h – Little Senegal
17h – A Genesis
19h – Keita! a herança de Griot
21 de fevereiro (sexta-feira)
15h – A coragem dos outros
17h – Sotigui Kouyaté, um griot moderno
19h – Little Senegal

22 de fevereiro (sábado)
15h – Sotigui Kouyaté, um griot moderno
17h – A coragem dos outros
19h – A Genesis

23 de fevereiro (domingo)
15h – Little Senegal
17h – Keita! a herança de Griot
19h – Sotigui Kouyaté, um griot moderno

Fonte: CineBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER