Mobilização assegura feriado nacional no Dia da Consciência Negra

“Deixar a sua luz brilhar
no pão de todo dia
Deixar o seu amor
crescer na luz de cada dia
Vai ser, vai ser, vai ter de ser,
vai ser muito tranquilo
O brilho cego de paixão
e fé, faca amolada”
Milton Nascimento

O lugar que o Dia Nacional da Consciência Negra ocupa na história brasileira tem a marca da luta do povo preto contra o racismo, as discriminações e as injustiças sociais. Tem a marca dos abusados pretos e pretas, pardos e pardas, que quebraram a resistência branca. Tem a marca da unidade e contém o grito definitivo de lágrimas errantes: “enterrem as correntes”.

Por conta da pressão aos parlamentares e da luta sem trégua da negritude, a Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (29/11), o projeto que torna o 20 de novembro feriado nacional, celebrando o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Foram 286 votos favoráveis e 121 contrários.

Agora, o projeto vai para sanção do presidente Lula. É a última etapa desta histórica luta. O que significa dizer que o movimento tem que continuar. Da mesma forma, intensificar a mobilização por reparação, emprego, educação e moradia digna. Também é preciso juntar forças e avançar na defesa dos Quilombolas, que seguem resistindo, e dar um fim à violência racista.

Das palavras para as ações concretas, ampliar a participação do povo preto, trabalhadores das distintas categorias, comunidades da periferia e movimentos sociais nesta luta em defesa da democracia, pelo fim do racismo e das injustiças sociais. Este é o caminho da unidade em defesa da liberdade e pela reconstrução do Brasil voltado para os interesses da maioria da população.

SindBancários Porto Alegre e Região
Coletivo Diversidade e Combate ao Racismo