Mesmo com lucro bilionário, Itaú fecha 7 agências em uma semana na região metropolitana

Sindicato critica medida e alerta para precarização da profissão bancária

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) apura que o Itaú fechou sete agências na região metropolitana entre os dias 21 e 24 de janeiro. Das unidades descontinuadas, quatro ficavam na capital gaúcha, uma em Novo Hamburgo, outra Caxias do Sul e uma em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, conforme noticiou na manhã desta terça-feira (08) o jornal Zero Hora.

Com o argumento da necessidade de enxugar sua estrutura, para garantir competitividade de mercado diante do crescimento das Fintechs, o banco retoma a velha prática de promover Programas de Demissão Voluntária (PDVs) mesmo quando não há causa ou justificativa aparente para isso (Itaú registrou um lucro líquido recorrente de R$ 26,9 bilhões em 2021. O resultado é 45% maior que o de 2020).

“O Itaú diz que há muitos custos e que acabam não tendo como concorrer com as Fintechs, o que é incoerente, até porque não estão registrando prejuízos . O banco lucrou mais de 26,9 bi em um ano e mesmo assim mostra para a população brasileira que não possui responsabilidade social e segue fechando agências, demitindo bancários e deixando clientes sem atendimento presencial na pandemia. Só em 2021 foram mais de 170 trabalhadores bancários desligados e, em menos de dois meses, 30 foram demitidos, em porto Alegre e região metropolitana. Sobra pressão e falta respeito para com os trabalhadores”, critica o secretário-geral do SindBancários e funcionário do Itaú, Eduardo Munhoz.

Em 2019, o Itaú fechou 400 agências para abrir unidades digitais e demitiu mais de 3,5 mil funcionários. No começo de fevereiro, anunciou mais um PDV, desta vez voltado para profissionais com mais de 60 anos e que estejam há, no mínimo, 30 dias afastados.

“O banco quer cortar na carne de quem gera os resultados expressivos que alcançou nos últimos anos, é uma vergonha”, lamenta o dirigente sindical, que aponta como resultado da medida o crescimento de filas nas agências restantes e profissionais sobrecarregados para o atendimento das demandas presenciais de clientes e correntistas.

Confira a relação de agências do Itaú fechadas em janeiro

• – 5729 Caxias do Sul Av Ruben Bento
  • – 6383 Novo Hamburgo Pátria Nova