Basta sintonizar na TV Câmara ou, de alguma forma, acompanhar os debates nas sessões da terça-feira, 7/4, e desta quarta-feira, 8/4, para sabermos que os trabalhadores correm um grande perigo. Está em curso uma mobilização de parlamentares representantes de uma parcela conservadora da sociedade para saber que a Câmara dos Deputados está muito perto de votar e aprovar o fim da carteira de trabalho e rasgar nossos direitos conquistados a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. Chegou a hora da pressão, em Brasília, ou nas redes sociais.
Sim, o PL 4330 representa um retrocesso na luta dos trabalhadores pela conquista histórica de direitos. Juristas, juízes do trabalho do Tribunal Superior do Trabalho (TST), advogados que atuam na área de defesa do trabalhador, todos são unânimes em assinalar que a terceirização proposta nesse PL irá precarizar a vida do trabalhador. Os banqueiros, que financiaram boa parte das campanhas dos parlamentares eleitos no ano passado, estão cobrando a conta.
O SindBancários vem há anos avisando sobre essa tentativa de liquidar com direitos dos bancários, como a Participação no Lucros e Resultados (PLR), anuênios, remunerações advindas da produtividade e outras verbas salariais. Os banqueiros cobram a conta e já praticam a terceirização. Os correspondentes bancários são exemplo disso.
A luta do SindBancários, então, começou há vários anos. Mas, desde que este Projeto de Lei começou a tramitar na Câmara dos Deputados em 2013, tivemos que intensificar nossa luta. Todos os anos, o SindBancários organizou caravanas para ir à Brasília e pressionar os congressistas. Este ano, não foi diferente. Diretores do Sindicato viajaram de ônibus a Brasília e acompanham os desdobramentos dos debates em plenário.
Os representantes dos bancários enfrentam o cansaço, a truculência de deputados que querem legalizar a escravidão com o PL 4330 e a truculência da polícia. Na terça-feira, 7/4, dirigentes sindicais da CUT-RS foram agredidos pela Polícia Militar do Distrito Federal a mando do presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha. Guardem bem este nome, colegas bancários, ele é um dos principais artífices desta nova tentativa de acabar com muitos dos nossos direitos.
Para fazermos uma pressão ainda maior, mesmo que estejamos longe, o SindBancários produziu uma lista com os nomes dos parlamentares gaúchos. São 32 deputados federais e três senadores. Há, nesta lista, congressistas que são a favor do projeto e muitos que lutam contra. Isso não importa nesta hora. Mande seu recado aos deputados e sugerimos que você diga o seguinte:
“Caro deputado ou senador da bancada gaúcha no parlamento nacional, estou acompanhando a sua participação nas sessões que têm debatido o PL 4330, o da terceirização e da precarização dos nossos direitos.
Preste bem atenção: O trabalhador não esquece!”
Confira a lista dos parlamentares gaúchos, selecione um email e mande. Precisamos de todos nessa hora!
Bancada gaúcha na Câmara e no Senado Federal
Deputado AFONSO HAMM [email protected] (PP)
Deputado AFONSO MOTTA [email protected] (PDT)
Deputado ALCEU MOREIRA [email protected] (PMDB)
Senadora ANA AMÉLIA [email protected] (PP)
Deputado BOHN GASS [email protected] (PT)
Deputado CARLOS GOMES [email protected] (PR)
Deputado COVATTI FILHO [email protected] (PP)
Deputado DANRLEI DE DEUS HINTERHOLZ [email protected] (PSD)
Deputado DARCÍSIO PERONDI [email protected] (PMDB)
Deputado FERNANDO MARRONI [email protected] (PT)
Deputado GIOVANI CHERINI [email protected] (PDT)
Deputado HEITOR SCHUCH [email protected] (PSB)
Deputado HENRIQUE FONTANA [email protected] (PT)
Deputado JERÔNIMO GOERGEN [email protected] (PP)
Deputado JOÃO DERLY [email protected] (PCdoB)
Deputado JOSÉ FOGAÇA [email protected] (PMDB)
Deputado JOSÉ OTÁVIO GERMANO [email protected] (PP)
Deputado JOSE STÉDILE [email protected] (PSB)
Senador LASIER MARTINS [email protected] (PDT)
Deputado LUIS CARLOS HEINZE [email protected] (PP)
Deputado LUIZ CARLOS BUSATO [email protected] (PTB)
Deputado MARCO MAIA [email protected] (PT)
Deputado MARCON [email protected] (PT)
Deputada MARIA DO ROSÁRIO [email protected] (PT)
Deputado MAURO PEREIRA [email protected] (PMDB)
Deputado NELSON MARCHEZAN JUNIOR [email protected] (PSDB)
Deputado ONYX LORENZONI [email protected] (DEM)
Deputado OSMAR TERRA [email protected] (PMDB)
Senador PAULO PAIM [email protected] (PT)
Deputado PAULO PIMENTA [email protected] (PT)
Deputado POMPEO DE MATTOS [email protected] (PDT)
Deputado RENATO MOLLING [email protected] (PP)
Deputado RONALDO NOGUEIRA [email protected] (PTB)
Deputado SÉRGIO MORAES [email protected] (PTB)
Fonte: Imprensa SindBancários