Quatro ataques a bancos nesta sexta-feira revelam aumento da criminalidade e precarização do policiamento no RS

Nada menos que quatro ataques a agências bancárias foram registrados em Porto Alegre e no interior do Estado na madrugada e manhã desta sexta-feira, 05/08. Foram atingidas agências da Caixa Econômica Federal (Porto Alegre), Banrisul (Fazenda Vila Nova) e Sicredi (Santana da Boa Vista).  Além disso, às 10h15, três criminosos assaltaram uma agência do Banrisul dentro da Universidade de Passo Fundo e fugiram após troca de tiros com um vigilante. Quatro ataques a bancos nesta sexta-feira mostram aumento da criminalidade e precarização do policiamento no estado

Santana da Boa Vista – Sicredi

Mais cedo, por volta da 1h, houve um ataque a uma agência bancária em Santana da Boa Vista, na região Central do Estado. O crime ocorreu em uma agência do Sicredi localizada na Avenida Independência. Criminosos chegaram ao local e instalaram explosivos próximos ao cofre. Uma quantia de dinheiro foi levada. A quadrilha conseguiu escapar.

Fazenda Vila Nova – Banrisul

Às 3h, aproximadamente, bandidos atacaram uma agência do Banrisul em Fazenda Vila Nova, no Vale do Taquari. Explosivos foram instalados em dois caixas eletrônicos, mas os criminosos só conseguiram levar dinheiro de um dos terminais. Uma banana de dinamite foi encontrada dentro do outro terminal. O Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) foi remover o artefato explosivo do local.

Porto Alegre – Caixa

O assalto em Porto Alegre foi registrado na Avenida Teresópolis, na Zona Sul da capital. Criminosos utilizaram maçarico e conseguiram abrir o cofre de uma agência da Caixa Econômica Federal, por volta das 5h15. A área está isolada para a realização de perícia. A investigação será feita pela Polícia Federal.

Passo Fundo – Banrisul

De acordo com a BM, o ataque à agência do Banrisul localizada no campus da UPF, em Passo Fundo, ocorreu por volta das 10h15, poucos minutos depois de um carro forte haver deixado sacos com valores no banco, pois hoje é dia de pagamento dos funcionários da Universidade.  Um segurança da unidade reagiu e houve troca de tiros. Os criminosos fugiram em dois veículos e não há informações sobre o que foi levado.

Um carro utilizado na fuga foi encontrado pouco depois, com marcas de sangue, o que indica que um dos bandidos ficou ferido. Policiais fazem buscas na região para tentar localizar os assaltantes.

Aumento da criminalidade

“Este grande aumento da criminalidade, que todos nós estamos assistindo, é mais uma prova daquilo que o Sindicato vem denunciando há meses”, diz o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. “A política recessiva do governo Sartori precariza condições de trabalho e salários dos policiais, e põe em risco a vida de bancários, clientes e de toda a sociedade”, acrescenta.

Marketing

Na quinta-feira passada, 04/04, o Governo do Estado fez um remanejamento de tropas – tirando PMs de cidades do interior, que ficaram a descoberto – para colocar no Centro de Porto Alegre, dando a impressão que não há falta de policiais. “Justamente neste dia de protesto de brigadianos, a gente que trabalha aqui no Centro nunca viu tanto PM”, estranhou o dono de uma casa lotérica na Rua dos Andradas. “É bom, claro, mas fica a impressão que é só uma jogada de marketing do governo”, emendou o comerciante.

Recordes de ataques

“O Comando da BM tomou essa medida exatamente num período em que grande parte dos brigadianos estão aquartelados, em protesto contra o  parcelamento salarial. Se acontecer alguma tragédia nestes ataques, a responsabilidade será do governo estadual”, afirmou Everton Gimenis. “Mas os números não mentem: são oito ataques a bancos em cinco dias neste mês de agosto. Neste mês, o Rio Grande do Sul está batendo todos os recordes de assaltos”, concluiu o sindicalista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias