Mais de 10 mil agências ficaram paralisadas em todo o país no quarto dia de GREVE. Confira agenda de lutas após feriadão

A greve nacional dos bancários chega no seu quarto dia com um crescimento na adesão dos trabalhadores do ramo financeiro de todo o Brasil. Nesta sexta-feira, 9/10, as mobilizações foram ampliadas nos centros administrativos, onde há concentração de maior número de funcionários. No total 10.818 locais de trabalho paralisaram suas atividades.

Na área de abrangência do SindBancários, 405 agências ficaram paralisadas, totalizando 940 em todo o Estado. A orientação é ampliar a participação, levar a GREVE às ruas das cidades gaúchas para conquistar índice com aumento real de salário. “A proposta de 5,5% e mais um abono que a Fenaban fez no dia 25 de setembro indignou os colegas de bancos públicos e privados. Tivemos uma semana de muita mobilização em uma greve que começou mais forte que o ano passado. Mas depois do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, temos que ampliar o movimento, levar a nossa greve para as ruas”, avaliou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

O secretário-geral do Sindicato, Luciano Fetzner, explicou que as fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana e o Rio Grande do Sul atrapalharam o a mobilização. “A chuva complica um pouco os deslocamentos. Estamos fazendo muito piquetes de convencimento, conversando com os colegas para que participem. As caravanas nas agências deram muito bom resultado com chuva. Esperamos um tempo melhor na semana que vem para ampliar ainda mais a nossa greve”, disse Luciano.

Greve nacional

Segundo o presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten, é notório o grau de insatisfação dos trabalhadores do setor. “Estamos percorrendo os locais paralisados, que cresceram mais uma vez e ouvindo a indignação dos bancários. Afirmam, entre outras coisas, que foi uma proposta desleal e desmotivadora e criticam os bancos com frases como ‘depois eles vêm fazer campanhas internas de motivação e mandar cartinhas dizendo que nos valorizam. Só que não! Sem a inflação e sem ganho real não dá. Isto é exploração. Exploração não tem perdão’. Esperamos que os banqueiros ouçam estes protestos e mudem a sua posição”.

Sem uma proposta decente, que contemple reposição da inflação e aumento real, a greve segue forte nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, com adesões das agências e centros administrativos de todo o País.

Juros e lucros exorbitantes

Os bancos são os principais responsáveis pela greve. É um setor que tem todas as condições de contemplar seus trabalhadores com um reajuste digno, visto que lucrou R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano.

Segundo a pesquisa feita pela Fundação Procon, os juros do cheque especial atingiram em outubro média de 12,28% ao mês, a maior desde setembro de 1995. No mês anterior, a média estava em 11,9% a.m.

Agenda de lutas

Semana da participação total

Terça-feira, dia 13

7h: Panfleteação em frente à DG do Banrisul

9h – Caravanas de convencimento nas agências bancárias

14h – Assembleia organizativa | Clube do Comercio (Rua dos Andradas, 1.085)

Quarta-feira, dia 14

Dia da Greve 100%

7h – Panfleteação na frente do prédio da DG do Banrisul

10h – Concentração para a passeata Bancário Walk para debater condições de trabalho e almoço coletivo na Praça da Alfândega

13h – Saída da passeata Bancário Walk, da Praça da Alfândega, pelas ruas do Centro

Quinta-feira, dia 15

9h – Caravanas de convencimento nas agências bancárias

14h – Assembleia organizativa – Clube do Comercio (Rua dos Andradas, 1.085)

Sexta-feira, dia 16

9h – Caravanas de convencimento nas agências bancárias

14h – Conselho aberto de delegados sindicais e grevistas | Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424).

Confira as reivindicações dos bancários:

Reajuste salarial de 16%. (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real)

PLR: 3 salários mais R$7.246,82

Piso: R$3.299,66 (equivalente ao salário mínimo do Dieese em valores de junho último). Vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá: R$788,00 ao mês para cada (salário mínimo nacional).

Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários.

Emprego: fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações diante dos riscos de aprovação do PLC 30/15 no Senado Federal, além da ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe dispensas imotivadas.

Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários.

Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós.

Prevenção contra assaltos e sequestros: permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, conforme legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento e biombos nos caixas. Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda das chaves por funcionários.

Igualdade de oportunidades: fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência (PCDs).

Proposta dos bancos rejeitada pelos bancários:

Reajuste de 5,5% (representa perda de 4% para os bancários em relação à inflação de 9,88%).

Piso portaria após 90 dias – R$ 1.321,26.

Piso escritório após 90 dias – R$ 1.895,25.

Piso caixa/tesouraria após 90 dias – R$ 2.560,23 (salário mais gratificação, mais outras verbas de caixa).

PLR regra básica – 90% do salário mais R$ 1.939,08, limitado a R$ 10.402,22. Se o total ficar abaixo de 5% do lucro líquido, salta para 2,2 salários, com teto de R$ 22.884,87.

PLR parcela adicional – 2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 3.878,16.

Antecipação da PLR

Primeira parcela depositada até dez dias após assinatura da Convenção Coletiva. Pagamento final até 01/03/2016.

Regra básica – 54% do salário mais fixo de R$ 1.163,44, limitado a R$ 6.241,33 e ao teto de 12,8% do lucro líquido – o que ocorrer primeiro.

Parcela adicional – 2,2% do lucro líquido do primeiro semestre de 2015, limitado a R$ 1.939,08.

Auxílio-refeição – R$ 27,43.

Auxílio-cesta alimentação e 13ª cesta – R$ 454,87.

Auxílio-creche/babá (filhos até 71 meses) – R$ 378,56.

Auxílio-creche/babá (filhos até 83 meses) – R$ 323,84.

Gratificação de compensador de cheques – R$ 147,11.

Requalificação profissional – R$ 1.294,49.

Auxílio-funeral – R$ 868,58.

Indenização por morte ou incapacidade decorrente de assalto – R$ 129.522,56

Ajuda deslocamento noturno – R$ 90,67.

Fonte: Imprensa SindBancários, com Fetrafi-RS