Quatro ataques a agências e caixas bancárias, nas regiões dos vales do Sinos e Paranhana, na madrugada desta terça-feira, 01/12, mobilizaram a BM e terminaram com a prisão de um dos mais conhecidos assaltantes do estado, Jones Antônio Machado, conhecido como “Jonas Dedão”. Ele foi capturado pela Brigada Militar após tentativa de arrombamento de agência do Banrisul em Nova Hartz. Por volta das 20h30 da manhã, criminosos instalaram dinamite para tentar abrir um caixa eletrônico do Banrisul, naquela cidade, mas o artefato não explodiu.
Neste momento, soldados da BM chegaram ao local e houve troca de tiros. Os ladrões fugiram, mas uma hora depois um dos assaltantes – que ficou ferido no tiroteio – foi preso no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Os policiais constataram que o homem baleado era “Jonas Dedão”, 43 anos de idade e veterano no mundo do crime, tendo feito parte de quadrilhas de bandidos como Melara, Papagaio e Seco.
São Leopoldo
Além da tentativa de assalto em Nova Hartz, a mesma madrugada registrou mais três ataques a bancos nos vales do Sinos e Paranhana. No Posto 3 Coqueiros, na RS-240, em São Leopoldo, quatro homens armados com fuzis arrombaram uma loja de conveniência e conseguiram acessar um caixa eletrônico do Banrisul, fugindo com o dinheiro. Não havia ninguém na loja no momento do ataque.
Igrejinha
Ainda na madrugada, a polícia atendeu ao alerta para um arrombamento no banco Santander de Igrejinha. Os ladrões usaram maçarico para abrir o terminal bancário, mas houve perseguição e quatro dos cinco homens foram presos, sem conseguir levar o dinheiro do caixa.
Esteio
Também na ocasião, foi atacada uma agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Esteio, mas os assaltantes não conseguiram chegar ao dinheiro, antes de fugir. Uma câmera de segurança foi furtada e placas de gesso das paredes foram danificadas. Os policiais investigam os casos e acreditam que os quatro ataques a agências e caixas bancários possam estar ligados a uma mesma quadrilha.
Fonte: Imprensa SindBancários com informações e fotos da Rádio Gaúcha