“Luta que Segue”: segunda parte do filme sobre a coronavírus e os bancários estréia neste dia 18

Parte final do documentário produzido pelo SindBancários tem lançamento após live de aniversário

Na noite desta segunda-feira, 18/01, durante programação pelos 88 Anos de vida e de luta do SindBancários de Porto Alegre e Região, vamos estar fazendo também o lançamento da segunda parte do documentário “Luta que Segue”, rodado no decorrer do ano de 2020. Esta etapa final do filme, com 16 min, mostra o enfrentamento da pandemia do Coronavírus pela sociedade e pela categoria bancária gaúcha. O filme será exibido após a “live” comemorativa ao aniversário do Sindicato, às 19h. Vale lembrar também que nesta data marcante para a categoria, o Sindicato participa ainda do programa radiofônico Esfera Pública, da Rádio Guaíba, com a presença do diretor sindical e ex-presidente do SindBancários Everton Gimenis.

Bancários: risco de vida

No documentário, ficam claras as dificuldades de seguir trabalhando e atendendo a população – muitas vezes presencialmente, como durante o pagamento das parcelas do Auxílio Emergencial – sob a ameaça concreta da pandemia mundial. Mostramos também todo o aprendizado que a categoria bancária, os clientes, fornecedores e outros setores sociais precisaram desenvolver enquanto a doença seguia seu rumo.

Assista à segunda parte do documentário “Luta que segue”.

Vale destacar ainda a luta específica de entidades de trabalhadores, como o SindBancários, para que medidas básicas de segurança frente à Covid-19 fossem tomadas, como a instalação de placas de acrílico nos guichês dos bancos, para proteger bancários e clientes. Na primeira parte do doc, com 20min, havíamos desvelado as dificuldades ainda maiores dos trabalhadores e moradores de regiões mais distantes, como o Bairro Restinga, no Extremo Sul de Porto Alegre. Um bairro onde o SindBancários também desenvolve um trabalho de assistência social constante, através de seus diretores.

Por meio de depoimento de lideranças sindicais, colegas de trabalho, populares, fontes médicas, esclarecemos à categoria sobre o papel que cada setor precisou desempenhar e as regras que precisaram ser seguidas, sob o risco de perda de mais vidas humanas.

Mostramos o desenvolvimento de todo este aprendizado sob um governo negacionista e que desde o início tratou a pandemia mundial sem a devida seriedade (como uma “gripezinha”). E que somente agora, após a metade de janeiro de 2021, sob pressão de toda a sociedade brasileira, finalmente autorizou e liberou a vacinação da população, a partir de São Paulo.

Doc: segunda parte

A segunda parte do doc produzido pela Imprensa do SindBancários, e  que vamos lançar nesta segunda-feira, 18/01/2021,  “Luta que Segue – Bancários pela Vida”, com 16 min de duração, traz as dúvidas e os aprendizados que nos chegaram neste primeiro ano de resistência. Mostramos o surgimento de alternativas como o trabalho “home office” em massa, algumas medidas judiciais tomadas, dificuldades com os bancos, o debate mundial  sobre a questão, a urgência da solidariedade global e  a vida de bancários, bancárias e da população na fase atual da pandemia.

O documentário “Luta que segue – bancários pela vida”, nesta segunda parte, junta-se à produção anterior, publicada no site do SindBancários em abril de 2020, e vista por milhares de pessoas desde então. “Nosso projeto, após este período de comemorações pelos 88 anos do SindBancários de Porto Alegre e Região, é reeditarmos o trabalho em um só filme documentário, trazendo mais unidade e uma narrativa mais ampla aos espectadores”, diz o diretor de Imprensa do SindBancários, Gilnei Nunes.

Ficha Técnica

“Luta que segue – Bancários pela vida – 1ª Parte”, com 20min de duração, tem a seguinte ficha técnica: Direção: Gilnei Nunes e José Antônio Silva. Roteiro: José Antônio Silva. Reportagem: Caio Venâncio. Captação e edição de imagens: Wesley e Jonathan Daugustin.

“Luta que segue – Bancários pela vida – 2ª Parte”, com 16min05 de duração, repete a mesma equipe técnica. Mas esta parte contou ainda com a Edição Final da equipe da produtora VerdePerto.

Nas próximas semanas, após o lançamento que marca os 88 anos do SindBancários, as duas partes do documentário deverão ser reeditadas e unidas em um único filme. “Vai ser uma contribuição histórica do papel dos bancários, da nossa entidade de classe e de todos os trabalhadores no registro e enfrentamento desta pandemia que virou o mundo – inclusive o mundo do trabalho – de cabeça para baixo”, conclui o diretor sindical Gilnei Nunes.

Fonte: SindBancários de Porto Alegre e Região

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER