Longas-metragens mineiros entram em cartaz no CineBancários

O CineBancários traz para a sua sala de cinema dois excelentes longa-metragens mineiros que percorreram os festivais do país e do mundo conquistando prêmios da crítica, do júri e de atuação. A estreia de “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchôa, e a sessão de pré-estreia de “Ela Volta na Quinta”, de André Novais, será no dia 25 de fevereiro.

“A vizinhança do Tigre” será exibido nas sessões das 15h e 19h e “Ela Volta na Quinta” fica na sessão das 17h.

“A VIZINHANÇA DO TIGRE”

Segundo longa-metragem do realizador Affonso Uchôa (“Mulher à Tarde”, 2010), “A Vizinhança do Tigre” foi produzido de maneira independente ao longo de cinco anos de gravações. O filme conta a história de cinco jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem/MG, onde o próprio diretor e os atores moram. Juninho, Menor, Neguinho, Eldo e Adílson protagonizam o filme. Amigos do diretor, eles não tinham experiência profissional anterior com o cinema.

“A Vizinhança do Tigre” é um misto de documentário e ficção, na qual os atores encenam acontecimentos de sua própria vida. Entre a violência e o sonho, o crime e a esperança, o filme retrata os desafios e superações de cada uma dessas vidas. O filme nasce da mistura entre arte e vida, um filme em que emoções e sentimentos reais são impressos na tela. Um filme em que cada imagem tem o valor de uma cicatriz.

O filme recebeu também o Prêmio da Crítica Abracine (2º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba/PR), o Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Filme pelo Júri Jovem (1º Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, Goiânia/GO), o Prêmio de Melhor Filme no 5º Cachoeiradoc (Bahia), o Prêmio Nova Mirada/Prêmio Especial do Júri na Semana dos Realizadores 2015 (Rio de Janeiro) e o Prêmio de Melhor Longa-metragem no 18º forumdoc.BH.

“A Vizinhança do Tigre” foi também exibido em alguns festivais fora do Brasil: em Portugal (FESTIN – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa – Lisboa), Argentina (Festival Internacional Cosquin – Córdoba) – onde ganhou a menção honrosa do júri oficial, Equador (Festival EDOC) e Alemanha (Festival de Cinema de Hamburgo).

mineiros2_web

“ELA VOLTA NA QUINTA”

“Ela Volta na Quinta” conta a história de Maria José e Norberto, casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução.

O longa-metragem produzido pela Filmes de Plástico e distribuído pela Vitrine Filmes recebeu os prêmios de melhor ator e atriz coadjuvante pelas atuações de Renato Novais e Élida Silpe no 46º Festival de Brasília. Também recebeu os prêmios de melhor filme no X Panorama Coisa de Cinema de Salvador e melhor filme na VII Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro.

O filme segue a mesma linha utilizada nos curtas-metragens anteriores do André Novais onde a direção é centrada em planos simples e em diálogos naturalistas, inspirados no cotidiano dos familiares do próprio diretor. O elenco do longa de ficção é composto pela mãe, pai e irmão do diretor.

mineiros4_web

FICHAS TÉCNICAS

A VIZINHANÇA DO TIGRE

Brasil – 2015 – 94 minutos

Gênero: ficção/documentário

Categoria: drama social – Classificação indicativa: 16 anos

Direção: Affonso Uchôa

Direção Assistente: João Dumans, Warley Desali

Elenco: Juninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues – in memoriam),

Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício)

Fotografia: Affonso Uchôa

Roteiro: Affonso Uchôa, João Dumans, Aristides de Sousa, Maurício Chagas, Wederson Patrício, Eldo Rodrigues, Adilson Cordeiro

Montagem: Affonso Uchôa, Luiz Pretti, João Dumans

Som direto: Warley Desali

Mixagem: Bruno Vasconcelos, Pedro Durães

Fotografia adicional: Bernard Machado, Maurício Rezende, Samuel Marotta

Produção executiva: Thiago Macêdo Correia

Produção: Affonso Uchôa, Katásia Filmes

ELA VOLTA NA QUINTA

Brasil – 2014 – 108 Minutos

Elenco: Maria José Novais Oliveira, Norberto Novais Oliveira,

André Novais Oliveira, Renato Novais Oliveira, Élida Silpe, Carla Patrícia.

Roteiro e Direção: André Novais Oliveira

Produção Executiva e Direção de Produção: Thiago Macêdo Correia

Direção de Fotografia e Montagem: Gabriel Martins

Direção de Arte e Figurinos: Tati Boaventura

Som Direto: Maurilio Martins

Edição de Som: Fábio Baldo

Assistente de Fotografia: Diogo Lisboa

Assistente de Produção: Lygia Santos

Arte do Cartaz: Clara Moreira

Produção: Filmes De Plástico

GRADE DE HORÁRIOS

23 de fevereiro (terça-feira)

15h – Rio Cigano, de Julia Zakia

17h – Rio Cigano, de Julia Zakia

19h – Rio Cigano, de Julia Zakia

24 de fevereiro (quarta-feira)

15h – Rio Cigano, de Julia Zakia

17h – Rio Cigano, de Julia Zakia

19h – Rio Cigano, de Julia Zakia

25 de fevereiro (quinta-feira)

19h – A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa

26 de fevereiro (sexta-feira)

27 de fevereiro (sábado)

19h – A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa

28 de fevereiro (domingo)

19h – A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa

Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$ 10,00. Estudantes, idosos, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$ 5,00.