Longa brasileiro “Lembro mais dos corvos” estreia no CineBancários dia 21/02

Exibido em vários festivais ao redor do mundo, entre eles Cinéma du Reel, Festival de Tiradentes, Indie Lisboa e Festival de Brasília, o longa-metragem brasileiro “Lembro mais dos corvos, de Gustavo Vinagre, com Julia Katherine, estreia no próximo dia 21 de fevereiro no CineBancários, nas sessões das 15h e 19h . Depois do filme, em todas as sessões será exibido o curta-metragem “Tea for Two”, dirigido por Julia Katharine, e estrelado por Gilda Nomacce, o que faz dele o primeiro filme dirigido por uma mulher trans que estreia em circuito comercial no Brasil.

Lembro mais dos corvos”, produção da Carneiro Verde Filmes, é um monólogo de uma personagem em uma noite de insônia que mistura documentário, ficção e improviso. O diretor e a atriz se se conhecem há dez anos e já fizeram três curtas-metragens juntos (“Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos”, “Filme-catástrofe” e o inédito “Medo medo medo”). Julia é coroterista do filme, ao lado de Gustavo. O filme que estreia dia 21 no CineBancários é baseado em histórias da própria atriz e coisas que o diretor imaginava sobre sua vida. Tem a ‘parte mágica’, que só acontece ali, naquele momento, com a câmera ligada. O tempo cômico da Julia é algo que sempre me impressionou muito, e que eu ainda quero explorar numa comédia escrachada num futuro próximo”, explica Vinagre.

O diretor me deu muita liberdade, em momento nenhum sentamos para escrever diálogos. Parecia que eu estava fazendo terapia, porque ficou eu e uma equipe muita pequena a noite toda juntos. Uma noite e sem segundo take”, conta Julia Katharine, a primeira atriz trans a ganhar o Prêmio Helena Ignez, dedicado a um destaque feminino da programação. Já o curta-metragem, “Tea for Two, narra a história de um triângulo amoroso, e é o primeiro filme dirigido por Julia Katharine.

A protagonista do filme é Silvia (Gilda Nomacce). Na história, é uma cineasta de meia idade que teve um grande filme de sucesso no passado, vive seus dias entre discos, livros e um certo ressentimento – por jamais ter conseguido obter o mesmo sucesso com outro projeto, e também por ter sido deixada por sua ex-mulher, a atriz Isabel (Amanda Lyra). No mesmo dia em que Isabel surpreende Silvia com uma declaração de amor e um pedido de retomada do relacionamento, Silvia conhece a terceira ponta do triângulo: sua vizinha e mulher trans Isabela (interpretada pela própria Julia Katharine).

A intenção da diretora é apresentar a personagem da mulher transexual sem a exotização e objetificação com as quais ela costuma ser apresentada na tela, integrando-a a um mote dramatúrgico já tão conhecido e retrabalhado do gênero. “Minha intenção é fazer filmes sobre relações humanas onde a mulher transexual seja vista como é, uma mulher”, diz Julia Katharine.

Lista de festivais e prêmios

. Prêmio Joris Ivens Melhor Filme – 40th Cinéma du Reel

. Prêmio do júri jovem de Melhor Filme – 40th Cinéma du Reel

. Prêmio Helena Ignez para destaque feminino – 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Mostra Aurora Competitiva

. Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa – 15º IndieLisboa

. Prémio Especial do Júri canais TVCine & Series – 15º IndieLisboa

. Art of the Real  Linconl Center NY – 2018

. 29º FIDMarseille

. Open City Documentary Festival in London, 2018

. Viennale 2018

. FilmFest Hamburg 2018

. 25º Festival Mix Brasil

. 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

. Brussels Pink Screens Film Festival 2018

. International Human Rights Documentary Film Festival Inconvenient Films – Lithuanian 2018

Ficha técnica

Atriz: Julia Katharine/ direção: Gustavo Vinagre/ Roteiro: Gustavo Vinagre e Julia Katharine/ Produção Executiva: Rodrigo Carneiro e Gustavo Vinagre/ Produção: Rodrigo Carneiro/ Ano: 2018/

Duração: 82 min / Classificação: 14 anos.

Sobre o diretor

Gustavo Vinagre graduou-se em Letras pela USP. É formado em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba. Dirigiu os filmes: Dykeland (2009), parte do longa Fucking Differente – 60º Festival Internacional de Berlim – , Filme para Poeta Cego (2012), – 42º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, La Llamada (2014), – prêmio demelhor curta-metragem nacional pelo júri da crítica no 42º Festival de Cinema de Gramado- , Nova Dubai (2014), – 44ºFestival Internacional de Cinema de Rotterdam – , Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos (2016), – 49º Festival de Brasília – e Filme Catástrofe (2017) – 28º Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Ficha técnica

Direção e Roteiro: Julia Katharine/ Elenco: Gilda Nomacce, Amanda Lyra, Julia Katharine, Carlos Eduardo Valente e Lui Seixas / Producão: Lara Lima e Laila Pas / Empresa Produtora: Lira Cinematográfica / Produção Associada: Filmes sem sapato / Ano: 2018 /Duração: 25 min

Festivais

18ª Goiânia Mostra Curtas (out/2018)

10ª Semana de Cinema (nov/2018)

26º Festival Mix Brasil (nov/2018)

6º Recifest (nov/2018)

22ª Mostra de Cinema de Tiradentes (jan/2019

Grade de programação

Horários de 21 a 27 de fevereiro:

(não abrimos nas segundas-feiras)

Dia 21 de fevereiro:

15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two

17h – Tito e os pássaros

19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 22 de fevereiro:

15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two

17h – Tito e os pássaros

19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 23 de fevereiro:

15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two

17h – Tito e os pássaros

19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 24 de fevereiro:

15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two

17h – Tito e os pássaros

19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 26 de fevereiro:

15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two

17h – Tito e os pássaros

19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 27 de fevereiro:

15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two

17h – Tito e os pássaros

19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER