Longa baiano “Abaixo a gravidade”, com pegada esotérica, estreia no CineBancários no dia 01 de agosto

Filme, que já abocanhou vários prêmios, é o terceiro-longa de Edgard Navarro. Veja abaixo a programação da primeira semana do cinema em agosto.

O premiado “Abaixo a gravidade”, terceiro longa-metragem do cineasta Edgard Navarro, que tem estreia no CineBancários a partir do dia 01/08 (sessões das 15h e 17h), acompanha a trajetória de Bené (Everaldo Pontes), um velho sábio e curandeiro que vive uma vida pacata no Capão, na Chapada Diamantina (Bahia), onde conhece Letícia, jovem grávida por quem se apaixona. Algum tempo depois do parto, que ele mesmo faz, a moça volta para Salvador e ele a segue com o pretexto de cuidar da própria saúde.

Na capital, Bené se divide entre Letícia e sua irmã bipolar, Malu, ambas interpretadas por Rita Carelli, ao mesmo tempo em que se depara com vários personagens, entre eles Maisselfe (Bertrand Duarte), um classe-média em crise; o irascível Galego (Ramon Vane) e o sonhador Mierre (Fabio Vidal), enquanto um asteroide denominado Laetitia se aproxima da Terra e poderá provocar a perda momentânea de gravidade na região da Baía de Todos os Santos.

Ficha técnica

Elenco: Everaldo Pontes, Tita Carelli, Bertrand Duarte, Fábio Vidal e Ramon Vane. / Roteiro e direção: Edgard Navarro / Produção: Sylvia Abreu / Direção de produção: Taissa Grisi / Direção de fotografia: Hamilton Oliveira / Direção de arte: Moacir Gramacho.

Referências

Filme de encerramento do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Ganhou três prêmios no 12o Fest Aruanda: Melhor Filme (júri Abraccine), Melhor Direção de Arte (Moacyr Gramacho), Melhor Ator Coadjuvante (Ramon Vane – In Memoriam)

O filme tem humor e um roteiro inteligente que parece, se olhado superficialmente, tangenciar o delírio. Sua força narrativa vem de uma aposta definitiva na pulsão de vida, no desafio contra aquilo que nos mantém pragmaticamente presos ao chão, e que reduz as possibilidades de criar e sonhar. Poderíamos associar essa força do sonho ao potencial humano de enfrentamento da biopolítica (conceito de Michel Foucault) e seus esquemas de controle dos corpos e do coletivo, eliminando os riscos do desvio em nome da administração calculada da vida social sob o império do capital”. (Regina Behar)

O que pulsa mesmo no filme é a rua, ponto alto da obra de Navarro, com elementos diversos que nos trazem referências a diversas obras do cinema seja em cartazes explícitos ou em chuvas de pétalas de rosas ou ainda um helicóptero com a estátua de Rodin”. (Amanda Aouad)

Edgard Navarro é um realizador ímpar, seu cinema não se prende a sociologizações, a análises psicológicas rasas, ou a uma visão paternalista e piegas sobre questões políticoeconômicas. Seu interesse é no ser humano, nas suas potências infinitas, no simbólico, no fantástico como presença material, no caráter libertário da existência, na autodeterminação que surge da negação da precariedade imposta a vidas marginalizadas que são colocadas em xeque pelo desejo de elevação espiritual”. (Fernando Oriente)

HORÁRIOS DE 01 a 07 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas);

Dia 01 de agosto:

Dia 02 de agosto:

Dia 03 de agosto:

Dia 04 de agosto:

Dia 06 de agosto:

Dia 07 de agosto:

19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Fone: 34331205

C i n e B a n c á r i o s