“Livros por alimentos” terá lançamento em coquetel no dia 09

Em troca das obras literárias, cada participante deve contribuir com ao menos um quilo de alimento não perecível

Alimento para o corpo e alimento para o espírito. Assim pode ser definida a campanha “Livros por alimentos”, do SindBancários, que terá seu coquetel de lançamento no Salão de Festas do Sindicato, a partir das 18h da próxima segunda-feira, 09/12. A ideia é reunir, distribuir e trocar uma série de livros editados pela nossa entidade, inclusive através das oficinas literárias realizadas ao longo dos anos, por alimentos. “Temos um acervo de obras literárias sobre temas ligados a luta dos trabalhadores, a história dos bancários, aos principais fatos políticos do Brasil e do estado, pesquisados e escritos por colegas através das oficinas literárias”, diz a diretora de Cultura do Sindicato, Ana Guimaraens. “Nada melhor do que fazer uma troca destes livros, que alimentam o espírito, por produtos não perecíveis, que alimentam a fome do corpo”, complementa ela.

Entidades beneficiadas

Entre as entidades e organizações que serão beneficiadas pela iniciativa do Sindicato, estão a Casa da Mulher Ocupação Mirabal, a Casa do Artista Riograndense, o Coletivo Quem Tem Fome Tem Pressa (moradores de rua) e outros. Além dos diretores sindicais e do presidente Everton Gimenis, devem participar do coquetel os oficinandos autores dos livros, o romancista Alcy Cheuiche, os representantes das entidades beneficiadas, assim como todos os interessados em contribuir.

Alimentos não perecíveis

Em troca dos livros editados pelo SindBancários, cada participante deve contribuir com pacotes (fechados) de alimentos não perecíveis. “Este é um primeiro passo nesta campanha, que poderá ter continuidade”, diz Ana Guimaraens. “Vamos começar disponibilizando a todos os interessados esta troca entre os alimentos do corpo e os alimentos da mente. Além da solidariedade, vamos ajudar a aplacar dois diferentes tipos de fome”, concluiu.