“Liberdade é uma grande palavra”

O filme narra a trajetória de um palestino que, após 13 anos preso pelos EUA em Guantánamo fica livre e emigra para o Uruguai, onde tenta reconstruir sua vida

Liberdade é uma grande palavra”, que estreia no CineBancários no dia 19 de dezembro, às 17h, dirigido pelo uruguaio Guillermo Rocamora, narra a trajetória de Mohammed, que após ficar preso por 13 anos na prisão norte-americana em Guantánamo, é libertado e transferido para o Uruguai. Tem uma segunda oportunidade – começar uma vida em liberdade em um lugar desconhecido. Mas “liberdade” é uma palavra grande e com um significado muito complexo.

Sinopse
Mohammed passou 13 anos no campo de detenção na Base Militar Americana de Guantánamo, onde foi submetido à fome, à tortura e à humilhação. Aos 38 anos, este detento palestino tem a chance de uma escolha: ficar em Guantánamo ou começar uma nova vida no Uruguai, o único país que lhe abriu as portas. Lá ele teria teria casa e um auxílio financeiro do governo por dois anos, mas passado esse período estaria por conta própria.
O filme segue a vida de Mohammed, um homem calmo e muito devoto, neste recomeço. Da chegada em sua nova pátria até o final do período de dois anos de apoio do governo.  Ele estuda espanhol, aprende a dirigir, reza, faz cursos, entra em contato com sua família palestina e, junto com sua esposa uruguaia, enfrenta o desafio da nova vida. Não perde o foco na busca por trabalho… Mas quem o aceitará?

Elenco Mohammed Taha Matan / Direção Guillermo Rocamora / Argumento Guillermo Rocamora e Santiago López / Roteiro Guillermo Rocamora/ Direção de Fotografia: Andrés Boero Madrid e Guillermo Rocamora / Som Direto: Andrés Castro, Fabián Oliver, Hernán Gonzales, Pablo de Vargas e Rafael Alvarez/
Montagem Victoria Lammers, Guillermo Madeiro e Juan Ignacio Fernández /Desenho de Som Rafael Alvarez
Música Original – Diogo Poças / Produção Executiva Santiago López, Carla Ponte e Daniel Méndez
Coprodução Matias Mariani, Carla Ponte, Juliana Funaro e Renata Wolter/ Produção Associada Daniel Méndez
Produção: Diego Robino e Santiago López

Bio do Diretor
Guillermo Rocamora nasceu no Uruguai em 1981. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade da República e Roteiro na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba. Ele também participou da oficina literária do autor Mario Levrero. Guillermo foi assistente de produção no longa-metragem “Uísque” de Juan Pablo Rebella e segundo assistente de direção em “La Perrera” de Manolo Nieto. Em 2004 escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção “Conexiones” e, em 2007, este junto com Javier Palleiro, codiretor do curta-metragem “Buen Viaje” (seleção Oficial de Cannes 2018). Em 2013 Guillermo escreveu e dirigiu o documentário “La esencia de Carolina Herrera de Báez” para o Discovery Channel. Em 2014 dirigiu uma série de documentários sobre o traficante colombiano Pablo Escobar para a Fusion TV (EUA). Dirigiu o documentário “Liberdade  é uma Grande Palavra” selecionado para o IDFA 2018. No momento encontra-se captando recursos para seu próximo projeto de ficção.

C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

Porto Alegre – RS – CEP 90010-230