‘Lavra’ e ‘O Rio de Janeiro de Ho Chi Minh’ estreiam dia 6 de outubro no CineBancários

Documentário sobre os impactos da mineração na paisagem, na vida e na alma de Minas Gerais, Lavra discute as tragédias causadas pelas mineradoras

O CineBancários recebe, dia 6 de outubro, a estreia dos filmes Lavra, sobre os impactos da mineração na paisagem de Minas Gerais, e O Rio De Janeiro de Ho Chi Minh, híbrido de documentário e ficção com uma amizade inusitada de pano de fundo.

Na década de 1910, muito antes de tornar-se um ícone mundial do comunismo, Ho Chi Minh encontra o marinheiro brasileiro Faca Cega na cozinha de um navio francês em que ambos trabalhavam como cozinheiros. Eles se tornam amigos e passam quase um ano no Rio, onde o futuro herói da independência e da reunificação do Vietnã – que derrotou seguidamente França e Estados Unidos em guerras sangrentas – entra em contato com as ideias socialistas. Este encontro casual mudou a trajetória do século XX. Esta história é contada por Luiz Antônio Pilar, neto de Faca Cega, em O Rio de Janeiro de Ho Chi Minh.

Já em Lavra, vemos a jornada da geógrafa Camila, emigrante de Governador Valadares, personagem ficcional que interage com personagens e situações reais. Ela retorna dos Estados Unidos para sua terra natal, quando o rio Doce foi contaminado pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. Camila segue o caminho da lama tóxica que varreu povoados do mapa e matou 19 pessoas, deparando-se com paisagens, comunidades e pessoas devastadas. Governador Valadares, Baguari, Território Krenak, Ouro Preto, Itabira, Paracatu de Baixo, Bento Rodrigues, Serro, Conceição do Mato Dentro, são algumas das cidades retratadas. Até que outra barragem se rompe, em Brumadinho, matando cerca de 300 pessoas. Ao ver a tragédia de perto, ela sente-se pela primeira vez atingida e se envolve com movimentos de resistência.

PROGRAMAÇÃO

6 a 12 de outubro

15h – O RIO DE JANEIRO DE HO CHI MINH

17h – LAVRA

19h – O RIO DE JANEIRO DE HO CHI MINH

*Não há sessões nas segundas-feiras

ESTREIAS

LAVRA
Documentário, 98min, Brasil, 2021

Sinopse: Ao voltar para sua terra natal, Camila vê de perto as consequências do maior crime ambiental do Brasil após uma barragem de uma mineradora romper e varrer quilômetros do local. Ela percorre o fluxo da lama tóxica e encontra pessoas, povoados e paisagens totalmente devastados. Quando outra barragem se rompe e mata cerca de 300 pessoas, Camila se une aos movimentos de resistência.

O RIO DE JANEIRO DE HO CHI MINH
Ficção, 97`, Brasil

Sinopse: O neto de um marinheiro sobrevivente da Rebelião Chibata (comunidade da Marinha do Brasil) tenta transformar em documentário a história que ouviu de seu avô quando criança. Na década de 1910, o velho era amigo de Ho Chi Minh, trouxe o futuro líder vietnamita para o Rio de Janeiro e o apresentou ao socialismo. Essa amizade mudou a história do século XX. Tudo neste filme é ficção. Exceto pelas verdades. Numa época de notícias falsas como a nossa, “O Rio de Janeiro de Ho Chi Minh” pode ser descrito como um filme verdadeiro falso ou um filme falso verdadeiro.

Ficha Técnica:

Direção: Claudia Mattos
Produção: Moviola Filmes
Distribuição: Pipa Pictures
Elenco: Luiz Antonio Pilar, Lea Garcia, Daniel Leite e Claudia Mattos

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid.

CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected]org.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER