Ladrões rendem funcionários municipais e estouram caixa do Bradesco na Secretaria de Obras de Igrejinha

Por volta das 22h da quinta-feira, 27/08, três homens armados renderam o vigia e outros quatro funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura de Igrejinha, no Vale do Taquari, e arrombaram o caixa eletrônico do Bradesco que funciona no interior do prédio público. Os criminosos ficaram cerca de quatro horas no interior do prédio, abriram o equipamento com o uso de maçarico e fugiram com o dinheiro na madrugada desta sexta-feira, 28.

O mês mais violento

O mês de agosto está terminando com um dos maiores índices de assaltos e arrombamentos a bancos dos últimos anos. Aliás, conforme levantamento realizado pelo SindBancários, os oito primeiros meses deste ano já são os mais violentos em termos de ataques a bancos desde 2007. Até o último dia 21/08, já haviam ocorrido 143 ataques a agências e postos bancários neste ano. Os períodos que mais se aproximam são os meses de agosto dos anos de 2014 e 2013.

Abandono da segurança pública

Uma parte desta escalada de ataques se deve à precarização da segurança pública no estado, com a falta de investimentos do governo Sartori no setor – muitas vezes falta até combustível paras as viaturas policiais se locomoverem. Além disso, cresce o número de agentes policiais que se aposentam, sem que o executivo estadual nomeie os 2.500 brigadianos e 650 policiais civis aprovados em concurso público no ano passado.

Omissão do governo estadual

“O governo do estado está praticando uma política de omissão injustificável, colocando em risco a vida de bancários e clientes”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários, Everton Gimenis. “Vamos continuar denunciando e cobrando as ações e os investimentos necessários”, garantiu.