Ainda em seus primeiros dias, o mês de dezembro já parece destinado a aumentar a média de ataques a bancos neste ano em todo o estado. Após quatro assaltos na Região Metropolitana de Porto Alegre, na madrugada de terça-feira, agora foi a vez de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira, 02/12, criminosos explodiram caixas eletrônicos do Bradesco, localizados no prédio da Prefeitura local, no bairro Cidade Alta.
Segundo a Polícia, os ladrões usaram explosivos para abrir os caixas dentro da Prefeitura, numa ação considerada ousada pelos policiais. Ainda não há a confirmação de que os ladrões levaram o dinheiro, nem existem detalhes sobre o número de criminosos envolvidos. Os assaltantes fugiram em um veículo sedan de cor branca. O local está isolado para perícia.
Precarização da segurança pública
“Com muitos brigadianos se aposentando em função da política recessiva do governo Sartori, que atrasa e fatia os salários dos servidores, além de cortar recursos para manutenção de viaturas e combustíveis, o quadro da segurança pública está cada vez mais precarizado no estado”, afirma o presidente do SindBancários. Everton Gimenis ainda lembra que José Ivo Sartori congelou a contratação dos milhares de novos policiais militares e civis aprovados em concurso em 2014, no governo anterior.
“Estas medidas de arrocho do governador mostram a falta de sensibilidade social e de responsabilidade com a vida dos gaúchos e gaúchas em geral, e em especial dos bancários, que trabalham num setor que já é naturalmente alvo da ação de criminosos”, complementa o presidente do Sindicato.