Julho já registra um ataque a banco a cada 39 horas no Rio Grande do Sul

Se os fins de semana são de descanso para os trabalhadores, os criminosos especializados em ataques a bancos fazem a festa nas agências bancárias. Assaltos, arrombamentos de caixas eletrônicos com explosivos ou maçaricos viraram rotina. E se houve feriado, então, os casos se multiplicam. Desde a sexta-feira, 10/7, até esta segunda-feira, 13/7, ocorreram três ataques a bancos no Rio Grande do Sul.

Não houve folga no domingo, 12/7. Um menor foi aprendido durante tentativa de arrombamento do Banco do Brasil da avenida Assis Brasil, Zona Norte de Porto Alegre. Em Restinga Seca e São José do Polêsine, na Região Central do Estado, a Polícia Militar suspeita que os arrombamentos de caixas eletrônicas das agências do Banrisul foram executados pela mesma quadrilha.

Nos dois casos, os caixas eletrônicos foram arrombados com uso de maçarico. Além dos ataques a bancos no fim de semana, houve o assassinato a tiro do bancário da Caixa Claudiomiro dos Santos, de 46 anos. Ele foi morto por assaltantes na madrugada de domingo. Claudiomiro era caixa na agência Assis Brasil.

O SindBancários tem chamado a atenção para o crescimento da vulnerabilidade das agências bancárias, colocando em risco clientes, bancários e vigilantes. Entendemos que o corte de verbas do governo Sartori na Segurança Pública está diretamente relacionado ao crescimento dos casos de ataques a bancos. Desde janeiro, já são 115 ocorrências, segundo levantamento do SindBancários que leva em consideração os casos que são publicados na imprensa. Somente nos 13 primeiros dias de julho, já são oito ataques a bancos no Estado, um a cada 39 horas.

“Desde o início do ano chama a atenção o crescimento da violência bancária. Já avisamos para o governo do Estado que deixar viaturas sem gasolina, policiais civis e militares sem horas extras é uma irresponsabilidade”, diz o presidente do S8indBancários, Everton Gimenis.

Julho 2015

  1. Dia 1: Banco do Brasil (Porto Alegre). Arrombamento de caixas eletrônicos.
  2. Dia 5: Banrisul (Gramado). Assalto e arrombamento de caixa eletrônico com maçarico.
  3. Dia 8: Banrisul (Lagoão). Arrombamento de caixas eletrônicos com explosivos.
  4. Dia 8: Banrisul (Porto Alegre). Arrombamento de caixa eletrônico com maçarico.
  5. Dia 8: Banrisul (Canoas). Tentativa de assalto a caixas eletrônicos na Ulbra.
  6. Dia 12: Banco do Brasil (Porto Alegre). Prisão de menor tentando arrombar caixa eletrônico com maçarico.
  7. Dia 12: Banrisul (Restinga Seca). Furto de caixa eletrônico com maçarico.
  8. Dia 12: Banrisul (São José do Polêsine). Furto de caixa eletrônico com maçarico.

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER