O juiz do trabalho da 3ª Vara do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região (TRT-4) de Porto Alegre, Vinícius Daniel Petry, na manhã desta quarta-feira, 2/9, fixou multa de R$ 100 mil por agência bancária aberta que descumprir a medida judicial que orienta o fechamento de agências bancárias por falta de policiamento ostensivo. Desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira, 2/9, vigora uma decisão judicial que acolheu pedido de liminar do SindBancários e da Fetrafi-RS junto à Justiça do Trabalho para que as agências de bancos do Rio Grande do Sul permanecessem fechadas em caso de falta de policiamento ostensivo.
O SindBancários está percorrendo agências bancárias e informando as administrações desta nova decisão judicial e avaliando o possível fechamento de algumas delas. Lembrando que a liminar orienta o fechamento das agências no caso de falta de policiamento ostensivo decorrente do aquartelamento da Brigada Militar. “Está evidente a falta de policiamento ostensivo. Não há nem policiais nem viaturas que habitualmente garantem a segurança pública. Entendemos que a falta de policiamento ostensivo coloca em risco tanto a vida dos bancários coma a vida dos clientes. As administrações dos bancos serão responsáveis por qualquer caso de violência contra trabalhadores e clientes dos bancos”, diz o secretário geral do SindBancários, Luciano Fetzner.
A decisão do juiz foi anunciada na noite da terça-feira, 2/9, e abrange todo o Estado. O alto volume de ataques a bancos nos primeiros oito meses deste ano, segundo levantamento realizado pelo SindBancários e amplamente divulgado na imprensa, ajudou a fundamentar a decisão. Até a noite do dia 31, havia ocorrido 34 ataques a agências bancárias somente no mês de agosto. O volume é recorde dos últimos 10 anos, pois supera o mês de setembro de 2006, com 29 ataques.
Nestes dois primeiros dias de setembro, já foram registrados três ataques a bancos no Estado, segundo levantamento do SindBancários, considerando como referência às 11h da manhã. Na madrugada desta terça-feira, duas agências do Banrisul foram atacadas. Em Porto Alegre, na avenida Wenceslau Escobar, Zona Sul, uma agência teve o caixa eletrônico arrombado de madrugada. Em Capão da Canoa, cinco homens armados com fuzis também arrombaram caixa eletrônico.
Leia abaixo a íntegra da decisão judicial que fixa multa por descumprimento de liminar.
Fonte: Imprensa SindBancários