Janjão e o seu amor pelo futebol bancário

Final da Copa João Francisco Gaspar da Silva de Futsal 2019 coloca em jogo, a partir das 10h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, a posse definitiva da taça

Assim que a decisão de 3º e 4º lugares da Copa João Francisco Gaspar da Silva de Futsal 2019 der a saída de bola na manhã deste sábado, 31/8, na quadra do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, um nome que ajudou a fortalecer o futebol bancário irá vibrar pelas arquibancadas e dentro das quatro linhas: JANJÃO. O nome e o sobrenome que emprestam o título à Copa SindBancários de Futsal 2019 têm no apelido a história de quem fez muito pelo desportismo amador, sobretudo pelo esporte bancário.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, estará na decisão e diz acreditar que será mais um jogo “digno de uma final bancária”. “O nosso futebol é de trabalhador mas tem tudo para se comparar ao profissional. É claro que estou brincando, mas é uma verdade. Tem colega que já jogou em time profissional aqui e até ginásio cheio de torcedores. E também tem uma justa homenagem ao Janjão, que dedicou a vida ao esporte”, diz Gimenis.

Janjão aos 82 anos dedica a vida ao esporte amador. Por muitos anos, ajudou a organizar os campeonatos de futsal, futebol sete e futebol de campo do SindBancários. “Podemos dizer que o Janjão nos ensinou a organizar um campeonato e sempre esteve à disposição do Sindicato. Por isso colocamos o nome dele na nossa Copa Futsal este ano”, explicou o diretor do SindBancários e responsável pelo futebol, Gerson Reis.

A história de seu amor pelo esporte, principalmente o futebol, ficaram gravadas no Clube Esportivo Banrisul, entidade que presidiu por 35 anos. Além de torneios de futebol na entidade dos banrisulenses, Janjão promoveu campeonatos de vôlei, sinuca e tênis. Com Janjão, sempre tinha esporte.

Como presidente do Clube Banrisul, conquistou duas copas Libertadores de futebol de campo, em 2010 no master e em 2013 no livre. Foi presidente do CGDB (Centro Gaúcho de Desportos dos Bancários) por 20 anos, quando realizou várias copas libertadores em Porto Alegre. É presidente emérito da Confederação Sul-americana Bancária de Futebol.

Vale a taça para sempre

Haverá dois jogos de primeira na decisão de 3º e 4º lugares na Copa Futsal e na finalíssima. A partir das 10h30, o União FC e o Bradesco Gravataí duelam pela medalha de bronze. Às 11h30, está marcada a grande final. Itaú SA x Santander mostra uma novidade nas decisões do futsal dos bancários.

No ano passado, os colegas do Santander venceram por 5 a 4 os colegas do Bradesco FC e confirmaram uma senda de vitórias que culminou com a tríplice coroa no final do ano, com os títulos também do futebol de campo e do futebol sete. Título histórico, por sinal.

O título veio para confirmar um bom momento: os colegas do Santander buscam o tricampeonato da Copa Futsal para ficar em definitivo com a taça. Querem a taça para sempre!

Lembremos que a regra da Copa SindBancários é: fica com a taça a equipe que ganhar três títulos consecutivos ou cinco sem serem consecutivos. Então, esta final abre luta pela posse definitiva da taça pelos colegas do Santander.

Finais

Sábado, 31/8

Decisão 3º e 4º lugares

10h30: União FC x Bradesco Gravataí