Itaú: sindicatos debatem transformação de caixas em agentes de negócios

O processo deve começar em julho, em caráter experimental, em agências de São Paulo

A Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE-Itaú), a pedido dos sindicatos da categoria, reivindica uma reunião com a direção do banco para discutir a transformação de uma parcela de caixas em agentes de negócios. O novo formato de atendimento começará a ser testado em julho, em São Paulo.

Conforme informou o banco, os primeiros caixas que mudarão de status terão que ter, no mínimo, a Certificação Profissional CPA-10 da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). “Estamos participando deste debate junto com os demais sindicatos”, diz o diretor do SindBancários/PoA Eduardo Munhoz, também funcionário do Itaú.

Horário e gratificação

O Itaú garantiu que não haverá mudança da carga horária nem da gratificação dos funcionários. Mas há vários pontos a serem esclarecidos. “O banco tem que explicar como ficarão os gerentes operacionais (GO) dentro das agências, como será a capacitação para quem tem CPA 10 neste momento de pandemia e quais serão os desdobramentos para quem não tem a certificação. É preciso garantir os empregos dos bancários, oferecer condições de capacitação aos trabalhadores e definir em quais condições e por qual período serão realizadas estas capacitações”, explicou Dudu Munhoz.

Avanço da Covid-19

Outra preocupação do movimento sindical é em relação à necessidade de manter as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “O Itaú não pode esquecer que estamos vivendo um momento de avanço do Covid-19 no Brasil e é necessário manter as condições de restrições e quando possível de isolamento social para proteger a saúde e a vida dos bancários”, acrescenta Munhoz.

Outras informações ainda estão sendo debatidas e definidas pelo banco junto às entidades de trabalhadores bancários, incluindo o SindBancários de Porto Alegre e Região

Fonte: Sindicato dos Bancários/RJ, Contraf-CUT, e edição da Imprensa/SindBancários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER