Dois estagiários testaram positivo mas a situação pode ser mais grave. Sindicato cobrou providências.
Somente após o SindBancários confirmar que havia dois casos de Covid-19 na agência central do Itaú, em Gravataí, na manhã desta terça-feira (04), o Itaú fechou a agência para sanitização. Dois estagiários da unidade testaram positivo para o coronavírus e estão afastados de suas funções.
Ainda não há uma estimativa de quantos casos suspeitos podem haver no local, no entanto, a situação pode ser ainda mais grave, uma vez que o sistema de refrigeração da agência está estragado há mais de uma semana, como verificou o Comissário de Organização de Empresa (COE), Eduardo Munhoz.
“É um absurdo que o Itaú não agilize a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, ainda mais neste momento da pandemia em que a variante Ômicron avança pelo Rio Grande do Sul. As medidas sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam a necessidade da ventilação constante dos ambientes fechados para que a proliferação do vírus seja freada e, no entanto, o banco não toma providências e deixa uma agência com mais de 15 funcionários sem refrigeração”, critica o dirigente sindical.
Ar-condicionado quebrado coloca vidas em risco devido à pandemia
Para Munhoz, a situação não é apenas uma falta de respeito, é também um descaso com a vida dos (as) bancários (as) e de centenas de clientes que frequentam o estabelecimento.
“A agência fechou hoje pela manhã e em breve deve retomar suas atividades. Se o ar-condicionado não for reparado, tomaremos medidas ainda mais enérgicas para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. A manutenção dos equipamentos já deveria estar na previsão orçamentária do banco, mesmo assim, eles esperam o problema aparecer para tomar uma atitude, não operam com medidas preventivas. Não podemos mais tolerar este tipo de comportamento do banco, ainda mais durante a pandemia”, apontou.
Itaú diz cumprir medidas sanitárias, mas elas podem não ser suficientes
Após o sindicato denunciar as contaminações, a Superintendência Regional do Itaú garantiu que todos os protocolos sanitários estão sendo adotados pelo banco visando evitar a proliferação do coronavírus entre os trabalhadores da unidade e que os problemas de ventilação deverão ser corrigidos o mais rápido possível.
Mas Eduardo Munhoz pondera, que no começo da pandemia os protocolos de controle de crise sanitária eram mais efetivos, uma vez que todos os funcionários de agência com detecção de Covid-19 eram afastados por 14 dias para testagem. “Agora, somente os trabalhadores que tiveram contato direto com os infectados são mantidos em quarentena, o que pode não ser suficiente para garantir a saúde da equipe”, avalia.
O SindBancários pede que todos os associados e associadas comuniquem ao sindicato casos de contaminação por Covid-19 dentro de agências e escritórios de bancos. O sindicato garante o anonimato da denúncia visando preservar a integridade dos (as) trabalhadores (as) bancários (as). Informações podem ser repassadas diretamente nas redes sociais da entidade ou pelo telefone (51) 3433-1200
Texto: Marcus Perez com edição de Manoela Frade
Imprensa SindBancários