Itagiba: a morte de um dirigente histórico

Bancário do Banrisul, Itagiba participou de greves históricas no SindBancários, foi dirigente nos anos 1980 e grande amigo de Olívio Dutra. Ele morreu aos 81 anos de infarto no início de novembro

Ele escolheu o lado certo da luta. Aquele em que ajudar os colegas a terem melhores condições de vida no banco tinha o significado coletiva da consciência de classe. Não adiantava pensar somente em si. Pois o bancário aposentado do Banrisul e dirigente do SindBancários na histórica greve de 1979 já não está mais com a gente. Itagiba Brum Pires faleceu no sábado, 9 de novembro, aos 81 anos de infarto em Porto Alegre.

Seu filho, Luciano Augusto Pereira Pires, entrou em contato com o Sindicato para contar um pouco da história desse dirigente que lutava por melhores condições de trabalho e contra a Ditadura Militar e registrar uma homenagem. Amigo pessoal de Olívio Dutra, ex-presidente do Sindicato preso durante a greve de 1979, Itagiba trabalhava no Sindicato também como motorista.

Trabalhou 28 anos no Banrisul. Mais precisamente na Agência Capitão Montanha, a Agência Central, aquela que fica ali na Praça da Alfândega e é palco histórico das mobilizações dos bancários. Chegou a se amarrar na agência em protestos na luta por melhores condições de trabalho. Itagiba há anos sofria de Alzheimer e tinha dificuldades para lembrar de fatos recentes.

Com formação política de esquerda, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Luciano conta que, nos últimos tempos, Itagiba andava apreensivo com a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva. E talvez não por acaso tenha falecido um dia depois que o ex-presidente foi solto em Curitiba. “O pai estava esperando o Lula ser solto”, afirmou Luciano.

O velório e o enterro ocorreram no cemitério da cidade de São Sepé, terra natal de Itagiba. “Ele ficou oito anos no Sindicato. Ele esteve com dirigentes importantes”, diz Luciano. Olívio Dutra, Tarso Genro, Milton Motini, José Fortunati são algumas das lideranças contemporâneas de Itagiba no Sindicato. Itagiba era do tempo em que a sede do Sindicato ficava no Edifício Cacique, no 11º andar, rua dos Andradas.

Na foto abaixo, Itagiba comemora seu aniversário de 70 anos em 2008, abraçado com o grande amigo Olívio Dutra e cercado pela família. “Ele era do Sindicato nos anos 1980. Ali por 1983 em diante. Ficou uns oito anos. Me lembro que ele foi em caravanas para Brasília pelo Sindicato e com o pessoal da CUT”, lembrou Luciano.

Fonte: Imprensa SindBancários