Intervalo de 30 minutos para almoço passa a valer para Banrisulenses. Saiba como acessar conquista

banrisul_greve_web

Os Banrisulenses que cumprem jornada de seis horas diárias reclamam com razão que o tempo para o almoço de 15 minutos é muito curto. Pois desde a sexta-feira, 30/1, dois meses depois de assinado o Acordo Aditivo do Banrisul, em 30 de outubro, o Banrisul definiu a ampliação do intervalo para 30 minutos – o banco anunciou que precisou fazer ajustes no ponto eletrônico e outras adequações técnicas. Trata-se de uma luta histórica do Sindicato que atua há muito tempo para melhorar a qualidade do almoço dos Banrisulenses. Essa conquista é o reconhecimento da Cláusula 16ª e vale para quem trabalha em regime de seis horas.

O acordo prevê um acréscimo de 15 minutos ao tempo do almoço e a compensação no mesmo dia. Esclarecemos que a ampliação do horário é facultativa. O Banrisulense que quiser usufruir do benefício deverá assinar termo aditivo ao contrato de trabalho. Neste documento, requer a ampliação do intervalo para mais 15 minutos, além dos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em caso de dúvidas, entre em contato com o SindBancários (Rua General Câmara, 424, fone: 3433-1200/www.sindbancarios.org.br) ou com o Sindicato que representa a sua base.

Com a assinatura do acordo que amplia o intervalo de almoço para 30 minutos, os Banrisulenses concretizam mais uma conquista das greves e das suas lutas. Colegas que têm dificuldade de deslocamento ou têm problemas de saúde e precisam de um tempo a mais para descansar estão contemplados .

O que conquistamos

> 30 minutos de tempo de intervalo de almoço.

Como acessar o benefício

1) Preencha os formulários normatizados 1.20830.68 e 1.20831.30 em todos os campos.

2) Imprima.

3) Assine os campos adequados e envie para a Unidade de Gestão de Pessoas.

4) A Unidade de Gestão de Pessoas, após receber a documentação, verifica as informações e providencia os registros em dossiê funcional.

5) São providenciadas as devidas assinaturas do Termo Aditivo ao Contrato de Trabalho. A Unidade de Gestão de Pessoas devolve uma via ao empregado, quando o Banrisulense terá a confirmação de sua adesão.

6) Após esses procedimentos, o Banrisulenses poderá usufruir do benefício.

7) O Agente de Controle de Ponto identificará o devido registro desta adesão nos Sistemas de Recursos Humanos. Quando o Banrisulenses usar o benefício, este agente fará os devidos ajustes nos horários de término da jornada.

Confira a Cláusula 16ª do Acordo Aditivo do Banrisul

CLÁUSULA 16ª – Intervalo da Jornada Diária de Trabalho – Jornada

Os empregados cuja duração de trabalho não ultrapasse as 06 (seis) horas diárias poderão usufruir de intervalo para repouso e/ou alimentação de até 30 (trinta) minutos, sem prejuízo do cumprimento integral da jornada normal de 06 (seis) horas, sendo assegurado o intervalo mínimo legal de 15 minutos.

Parágrafo Primeiro: A previsão contida no caput desta Cláusula não será considerada como acréscimo da jornada ou horário extraordinário e o horário de término da jornada, para fins de compensação do horário, serão ajustados em conformidade com o intervalo usufruído, o qual não poderá ser superior a 30 (trinta) minutos, para a jornada de seis horas.

Parágrafo Segundo: A utilização do benefício desta cláusula pelo empregado (ampliação do intervalo) não é obrigatória, sendo facultativa a utilização ou não, desde que previamente autorizado pela Unidade de Gestão de Pessoas.

Parágrafo Terceiro: Para usufruir do benefício previsto nesta cláusula o empregado deverá assinar termo aditivo ao contrato de trabalho requerendo expressamente a possibilidade de ampliação do intervalo conforme previsto neste Acordo Coletivo.

Parágrafo 4: Quando houver realização de horas extras o intervalo mínimo será de uma hora.

Veja a íntegra do BGX emitido pela diretoria do Banrisul

PROTOCOLO: 3001151655

IN 20 – Empregados

Intervalo Intrajornada – Ampliação

=====================================

Em conformidade ao expresso na Cláusula 16ª do Acordo Coletivo de Trabalho, Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015, tratando da ampliação do intervalo para repouso e/ou alimentação de até 30 minutos, informamos que estão disponíveis na Intranet – Ambiente Operacional – Formulários Normatizados, o Requerimento e o Termo Aditivo ao Contrato de Trabalho, modelos 1.20830.68 e 1.20831.30.

Como a utilização do beneficio de ampliação do intervalo para repouso e/ou alimentação de até 30 minutos diários não é obrigatória, sendo facultada a utilização, será necessário que os empregados que o desejam, o façam expressamente, requerendo a utilização, devendo preencher os formulários normatizados 1.20830.68 e 1.20831.30 em todos os campos, imprimir, assinar os campos que contêm assinatura, e enviar para a Unidade de Gestão de Pessoas.

A Unidade de Gestão de Pessoas, após o recebimento da documentação, verificará a consistência das informações e providenciará os registros necessários em dossiê funcional, bem como nas devidas assinaturas do Termo Aditivo ao Contrato de Trabalho, devolvendo uma via ao empregado, momento em que o empregado terá a confirmação de sua adesão, podendo usufruir do benefício.

Após estes procedimentos, os empregados que aderirem à referida cláusula, estarão aptos a utilizarem-se do benefício da ampliação da duração do intervalo intrajornada de até 30 minutos nos dias que julgarem necessário, caso contrário deverão cumprir a jornada mínima do intervalo que é de 15 minutos.

O Agente de Controle de Ponto identificará o devido registro desta adesão nos Sistemas de Recursos Humanos e quando da utilização pelo empregado do benefício, fará os devidos ajustes nos horários de término da jornada.

Salientamos que não será necessário alteração do horário do empregado no Portal BRH salvo se a administração julgar necessário atualizá-lo, respeitando o horário contratual de 6 horas com 15 minutos de intervalo.

Os empregados poderão acompanhar os registro de sua adesão ao acordo pelo Portal BRH, acessando a partir do perfil Funcionário, monitor Meus Dados, aba Dados Pessoais e Funcionais, opção Observações, localizando o código 1103 – ACORDO AMPLIACAO HORARIO DE INTERVALO.

Os ajustes no MANUTENÇÃO DE JORNADA, continuam iguais, se houver a necessidade prorrogação do horário.

Esclarecimentos por correio eletrônico somente se enviados por chaves oficiais para Pessoas Registro.

Unidade de Gestão de Pessoas

Crédito foto: Fabiano do Amaral/SindBancários