Inscrições abertas para novo curso de paternidade responsável

Programa da Cabergs habilita os pais a exercer direito de 20 dias de licença-paternidade e tem 10 vagas para colegas de outros bancos além do Banrisul

Bancários de outros bancos que não do Banrisul (bancos privados e bancos públicos) que estejam “grávidos” ou em processo de adoção em sua relação homoafetiva, já podem reivindicar licença-paternidade de 20 dias. Mas antes precisam passar por um curso de paternidade responsável.

Os encontros ocorrem no auditório da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre). Os bancários podem participar com o(a) cônjuge. O primeiro encontro será das 14h às 17h, da segunda-feira, 20/5.

Ao todo serão seis encontros (confira mais abaixo o calendário do curso e os respectivos temas que serão tratados em cada módulo). O curso é parte do Programa de Orientação à Gestação (POG) da Cabergs.

O SindBancários firmou parceria com a Cabergs e conseguiu 10 vagas para colegas de bancos privados. Esse é o segundo curso de paternidade responsável que ocorrerá na Casa dos Bancários. O primeiro foi em março.

Atenção! Os colegas do Banrisul devem procurar a Cabergs diretamente para realizar o curso.

Os colegas de bancos privados (Itaú, Bradesco, Santander e outros bancos) e bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, Badesul, BRDE) podem fazer sua reserva de inscrição com a diretora de Saúde do Sindicato, Jaceia Netz.

É preciso procurar logo a inscrição porque as vagas são limitadas a 10 casais.

O Programa de Orientação à Gestação da Cabergs organizou o curso em seis módulos.

Entenda a carga horária

Os encontros começam na segunda-feira, 20/5 e vão até a quinta-feira, 30/3, sempre com aulas das 14h às 17h em seis módulos. O cronograma pode ser alterado.

Como me inscrevo

> Mande e-mail para [email protected] ou ligue para 3433-1200 e peça para falar com a assessora de saúde. Não esqueça que o curso é para o casal.

Como me inscrevo

> Mande e-mail para [email protected] ou ligue para 3433-1200 e peça para falar com a diretora de saúde. O curso é para o casal.

> Os Banrisulenses, beneficiários dos Planos de Assistência Médico-Hospitalar PAM e PAM II, devem entrar em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde, na Rua Siqueira Campos, 736, 2º andar, Porto Alegre – RS. Contatos através do telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail [email protected].

Temas abordados

> A nova constituição familiar.

> Aspectos psicológicos do parto e puerpério.

> Nutrição da gestante.

> Aleitamento materno e técnicas de amamentação.

> Parto normal e cesárea.

> Orientação postural.

> Teste do pezinho.

> Orientações sobre o plano médico.

> Visita à maternidade.

> Prevenção da saúde física e oral do bebê.

Módulos do curso

1) Segunda-feira, 20/5: 14h às 17h30

2) Terça-feira, 21/5: 14h às 17h30

3) Quinta-feira, 23/5: 14h às 17h30

4) Segunda-feira, 27/5: 14h às 17h30

5) Terça-feira, 28/5: 14h às 17h30

6) Quinta feira, 30/5: 14h às 17h30

Entenda a licença-paternidade

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta a licença-paternidade de cinco para 20 dias em 8 de março de 2016. A Lei 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância, estabeleceu a licença paternidade para os empregados de empresas que participam do Programa Empresa Cidadã. A licença-paternidade passou de cinco para 20 dias.

Uma conquista para os bancários

A conquista da Campanha Nacional Unificada dos bancários no ano passado está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Os bancos se comprometem a fazer parte do Programa Empresa Cidadã. O direito está atrelado à renovação pelo governo federal do programa Empresa Cidadã – responsável pela renúncia fiscal dos dias a mais nessas licenças.

Fonte: Imprensa SindBancários