Inovador, orçamento participativo do SindBancários está para começar

Com Reforma Estatutária de 2020, sócios do Sindicato poderão sugerir  investimentos da entidade. Iniciativa é pioneira no meio sindical

O SindBancários está dando início ao processo de orçamento participativo, conforme previsto no novo Estatuto da entidade, que entrou em vigor em 2020. O edital de convocação da Assembleia que vai definir os projetos acaba de ser publicado.

Com isso, a assembleia que irá definir os projetos acontece no dia 29 de junho, às 18h. Mas até lá, há um caminho a ser trilhado. Serão três reuniões para que os bancários possam apresentar propostas e para que elas possam ser debatidas pelos presentes. Nesta quinta, 1/4, um novo edital será publicado, definindo regras, datas e valores.

“Em 2020, aprovamos um Estatuto inovador, que prepara o Sindicato para o futuro e traz dispositivos democráticos como o orçamento participativo. Esta é uma primeira experiência e esperamos o envolvimento dos bancários em uma construção que será coletiva”, explica o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner.

Como funciona o orçamento participativo

O orçamento participativo tem relação direta com os bancários gaúchos. Ele foi instituído, pela primeira vez, em 1989, em Porto Alegre, pelo então prefeito Olívia Dutra, ex-presidente do SindBancários. A experiência deu tão certo que acabou se espalhando não só por municípios brasileiros como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, mas também acabou sendo instituído em grandes metrópoles como Paris, Barcelona, Bruxelas e Montevideo.

Não existe uma regra ou receita exata para fazer o orçamento participativo, pois ele está relacionado à realidade local. Em geral, são apresentados projetos, que depois são discutidos, negociados e elaborados dentro do orçamento.

Assim, o orçamento participativo é um dispositivo democrático que precisa ser adaptado para a realidade atual. E um dispositivo como este,  que nunca foi utilizado em nenhum sindicato e será usado pela primeira vez, certamente precisará ser aperfeiçoado nos próximos anos.

Assembleia Geral Extraordinária Orçamento Participativo do SindBancários
Dia 29 de junho de 2021 – 17h30
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 862 4511 4415
Senha de acesso: 204652
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região – SindBancários, entidade
sindical de primeiro grau inscrita no CNPJ sob o nº 92.831.650/0001-05, Registro Sindical nº SD57281, por meio de sua Diretoria Executiva, aqui representada pelo seu Presidente, convoca todas e todos integrantes da categoria, associados ou não, da base territorial desta entidade, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL, a ser realizada em primeira chamada às 17:30 hs do dia 29 de junho de 2021, e em segunda chamada às 18:00 hs do dia 29 de junho de 2021. Considerando a crise sanitária decorrente da pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020, a declaração de estado de calamidade pública em âmbito nacional (Decreto Legislativo nº 06/2020) e estadual (Decreto Estadual nº 55.128/2020), bem como a orientação de que “atividades que envolvam aglomerações de pessoas deverão ser realizadas, na medida do possível, sem presença física, mediante o uso por meio de tecnologias que permitam a sua realização à distância” (art. 29 do Decreto Estadual nº 55.240/2020), reforçado pelo art. 5º da Lei 14.010/2020, e a necessidade de serem observadas as orientações de isolamento social para não se colocar em risco a saúde e a vida da categoria bancária, esta Assembleia será realizada pela via virtual, por meio da plataforma Zoom. Para participar, o bancário deverá acessar o website do Sindicato (www.sindbancarios.org.br), onde haverá um link direto e exclusivo para esta assembleia, devendo se autenticar com suas informações pessoais. A votação acontecerá ao final dos debates, através de consulta que será disponibilizada a todas e todos os presentes na Assembleia virtual. Em caso de haver qualquer obstáculo ou problema de acesso, poderá entrar em contato com a equipe administrativa de plantão pelos telefones (51) 3433-1221 e (51) 3433-1214. A diretoria esclarece que a presente assembleia é convocada excepcionalmente para aprovação do chamado orçamento participativo previsto nos estatutos do sindicato para 29 de junho em decorrência da impossibilidade de realização de reuniões presenciais para o estabelecimento de debates a respeito dos projetos e a necessidade de adequação das condições de realização de tais reuniões pelo meio virtual. O Edital de Abertura do Processo do Orçamento Participativo será publicado no dia 01 de abril de 2021. Por fim, a pauta de discussão e deliberação seguirá a seguinte ordem:1) Votação dos projetos apresentados como aptos pela Comissão de Orçamento Participativo indicada pela Diretoria da Entidade.

Porto Alegre, 30 de março de 2021

Luciano Fetzner Barcellos