“Inferninho”, sobre amor e fantasia como resistência, estreia no CineBancários dia 23/05

No próximo dia 23 deste mês de maio, entra em cartaz no CineBancários o longa brasileiro “Inferninho”, cuja première mundial ocorreu em janeiro do ano passado, num dos mais prestigiosos festivais de cinema do planeta, o International Film Festival Rotterdam (IFFR). O filme, com 82 minutos, teve ampla aceitação por parte do público e da crítica especializada e, desde então, vem sendo selecionado e premiado em importantes festivais ao redor do mundo. Segundo os diretores Guto Parente e Pedro Diógenes, “Inferninho” é uma tragicomédia inspirada nos melodramas clássicos e nas fábulas de amor e fantasia. O cenário é um bar que leva o nome de Inferninho, um esconderijo que acolhe pessoas que não se enquadram nos padrões da sociedade, um lugar de fuga, onde o amor, a ingenuidade e os sonhos ainda são possíveis. “Inferninho veio ao mundo para falar do amor e da fantasia como armas de resistência, por pior que seja o contexto em que estejamos”, dizem os dois diretores.

Sinopse

Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela quer deixar tudo para trás e ir embora, para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar, sonha em ancorar e fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar.

Ficha técnica

Elenco: Yuri Yamamoto, Demick Lopes, Samya de Lavor, Rafael Martins, Tatiana Amorim, Paulo Ess, Galba Nogueira, Pedro Domingues, Gustavo Lopes / Direção: Guto Parente e Pedro Diógenes /
Escrito por: Guto Parente, Pedro Diógenes e Rafael Martins Direção de Fotografia: Victor de Melo /Direção de Arte: Taís Augusto / Som: Lucas Coelho
Figurino: Filipe Arara e Isac Bento

Duração: 82 min
Montagem: Victor Costa Lopes
Trilha Sonora: Vitor Colares e Felipe Lima
Músicas: Rita de Kassia
Direção de Produção: Clara Bastos e Rogério Mesquita

Produção Executiva: Amanda Pontes e Caroline Louise

Produção: Marrevolto em parceria com Grupo Bagaceira e Tardo Filmes Distribuição Brasil: Embaúba Filmes

Biofilmografia dos diretores

Guto Parente e Pedro Diogenes trabalham juntos desde o início de suas carreiras. Inferninho é o quarto longa que dirigem juntos, mas o primeiro como uma dupla, já que os demais foram codirigidos também por Luiz e Ricardo Pretti, formando um quarteto – Estrada Para Ythaca (2010), Os Monstros (2011) e No Lugar Errado (2011). Guto também dirigiu sozinho ou em outras parcerias os filmes Doce Amianto (2013), A Misteriosa Morte de Pérola (2014), O Estranho Caso de Ezequiel (2016) e O Clube dos Canibais (2018). Pedro Diógenes dirigiu os filmes Com os Punhos Cerrados (2014) e O Último Trago (2016). Seus filmes foram exibidos em importantes festivais como Locarno, Rotterdam, AFI, FidMarseille, Viennale, entre outros.

Ainda é possível o amor prevalecer dentro de uma sociedade em que o dinheiro dita as regras, os interesses se sobressaem aos desejos e os preconceitos se tornam cada vez mais violentos?

Inquietações como essa uniram o Grupo Bagaceira de Teatro e o coletivo de cinema Alumbramento num processo de intensa troca e contaminação. “Inferninho” nasceu do encontro destes dois importantes grupos artísticos cearenses. A parceria entre eles se consolidou dentro do primeiro Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes em 2013 e resultou em um roteiro de longa-metragem que foi realizado com um baixíssimo orçamento, proveniente do Edital de Cinema da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em 2017, um corte provisório do filme foi vencedor da Mostra Futuro Brasil do Festival de Brasília, realizada pela primeira vez com o intuito de apontar produções de destaque, em momento de finalização. Essa premiação possibilitou a conclusão do filme.

HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 23 a 29 DE MAIO (não há sessões nas segundas):

Dia 23 de maio:

Dia 24 de maio:

Dia 25 de maio:

Dia 26 de maio:

Dia 28 de maio:

Dia 29 de maio:

19h – INFERNINHO

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

Porto Alegre – RS – CEP 90010-230