Envolvido em investigações que apontam bilhões de dólares em evasão de divisas e prestes a vender suas operações de varejo no Brasil, em junho o banco britânico foi também o líder de reclamações no ranking elaborado pelo Banco Central. A má fase vivida pelo HSBC parece estar atingindo o atendimento aos clientes. Envolvido em investigações que apontam bilhões de dólares em evasão de divisas e prestes a vender suas operações de varejo no Brasil, em junho o banco britânico foi também o líder de reclamações no ranking elaborado pelo Banco Central.
Com 10 milhões de clientes, a instituição foi alvo de 111 queixas em que se verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação, e apresentou índice de 10,84 – resultado do número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
Os principais motivos de insatisfação são prestação de serviço de forma irregular em conta-salário (24), débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (15), oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (14) e irregularidades no processo de encerramento de conta de depósitos à vista (9).
O SindBancários acompanha passo a passo os desdobramentos da possível venda do HSBC. Haveria inclusive propostas, conforme a imprensa tem divulgado, de compra por Bradesco e Santander. O Sindicato reitera que os problemas do HSBC não são da responsabilidade dos bancários. “Estamos preocupados com a defesa dos empregos em uma possível passagem dos ativos para outro banco. Voltamos a dizer que os bancários não têm nenhuma culpa ou responsabilidade por esta crise. Pelo contrário. São os colegas do HSBCV que têm garantido os negócios e a dignidade de todo o banco”, avaliou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.
“Avisamos aos colegas do HSBC na área de atuação do SindBancários que entrem em contato conosco em caso de denúncia de assédio moral ou algum tipo de irregularidade no ambiente de trabalho. O Sindicato está atento e pronto para ajudar”, diz o diretor do SindBancários e funcionário do HSBC, José Orlando Ribeiro.
Outros bancos
A Caixa Federal, que tem 76 milhões de clientes, ocupou o segundo lugar, com índice de 9,74 e 743 reclamações procedentes. O Bradesco completou o pódio com índice de 9,74 e 666 queixas procedentes em um universo de 75 milhões de correntistas.
Santander, Banrisul, Itaú e Banco do Brasil figuram nas posições seguintes. Ou seja, as seis maiores instituições que operam no Brasil estão entre os sete bancos com maior número de reclamações em termos proporcionais.
Fonte: Imprensa SindBancários, com Seeb SP