Histórias que inspiram os(as) bancários(as)

Campanha sobre cuidado da saúde e consciência da importância do colega na nossa vida começa a circular nas redes do Sindicato a partir de 28/4. Confira!

É certo que estamos no meio de uma pandemia que nos coloca em situações até desesperadoras e difíceis. Muitos(as) bancários(as) estão em casa angustiados e preocupados com o futuro. E há bancários trabalhando em agências para ajudar as pessoas que mais precisam a garantir sua renda.

É tempos de desenvolvermos uma nova visão do nosso trabalho. A solidariedade é a forma mais inspiradora de levar saúde e mostrar a importância de nos acolhermos uns aos outros todos os dias da nossa vida. Por isso, o SindBancários, através da Rede de Solidariedade Bancária “A Gente se cuida”, lança na próxima terça-feira, 28/4, a campanha #Inspiração Bancária.

Já temos um vídeo (leia ao final deste parágrafo) e gostaríamos que a inspiração fosse entendida como uma oportunidade de refletirmos sobre os nossos ambientes de trabalho e nossas rotinas. Os bancos, é certo, cobram muitas metas, pressionam e nos adoecem. Mas nós, trabalhadores(as), precisamos luar contra isso e reivindicar nossa saúde e humanidade.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, observa que a campanha procura demonstrar ao bancário que a vida e o colega são importantes para a nossa saúde e para a vida de todos. “Os problemas relacionados à saúde mental e o estresse são os motivos que mais afastam os bancários de suas atividades laborais. O banco exige que a gente pense só em lucro e em dinheiro e nós queremos demonstrar que tem outros valores importantes na nossa atividade, como a solidariedade”, aponta Gimenis.

A diretora Saúde do SindBancários, Jamile  Chamun, faz da sua própria experiência de trabalho no banco o exemplo da importância de cuidar da saúde. “A gestão do banco é adoecedora. A prática de premiar os sobreviventes, aqueles que conseguem resistir à dor e ao sofrimento, afeta a humanidade e a saúde. Cada um dos colegas pode ajudar para que a gente mude essa situação”, afirmou Jamile.

O psicólogo André Guerra, do Departamento de Saúde do SindBancários, conta que o objetivo da campanha é ajudar a demonstrar que o cuidado com o colega faz parte de um processo de mudança cultural que enxerga o combate ao adoecimento apenas pela via do medicamento.

“Em um primeiro momento, vamos distribuir o vídeo que abre a campanha #Inspiração Bancária. Ele faz refletir sobre o modo de vida que os bancários são estimulados a levarem e como isso repercute no seu adoecimento. Em um segundo momento, os bancários vão ser estimulados a compartilharem e, se quiserem, também gravar áudios com relatos de outros bancários”, detalhou André.

Faça a sua própria história

A partir da terça-feira, 28/4, acompanhe nas redes sociais do SindBancários o lançamento de uma campanha que vai estimular os bancários a falar sobre a importância de mudar o seu ambiente de trabalho.

Você poderá gravar depoimentos e enviar para um colega ou para o Whatsapp do “A gente se cuida” (51) 99576-4174. Não divulgaremos seu nome.

Conte sua história, dê sua sugestão de como mudar seu ambiente de trabalho e como ficar mais perto de seu(sua) colega.

Acompanhe. Curta, compartilhe e faça seus comentários nas redes sociais do Sindicato. A sua participação é importante.

Sozinhos não conseguimos mudar o mundo. Juntos podemos mudar nossa vida para melhor.

Fonte: Imprensa SindBancários