Grande vencedor do Festival de Brasília de 2017, “Arábia”’ estreia no CineBancários dia 5 de abril

A vida comum de um trabalhador, com frustrações, sofrimento e felicidade, revela uma realidade obscura do desenvolvimento social e econômico no Brasil dos últimos dez anos. Com estreia em 5 de abril no CineBancários, com sessões às 15h e 19h, “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans, narra esta história através da trajetória de Cristiano (Aristides de Sousa), um operário de uma velha fábrica de alumínio, que sofre um acidente no trabalho e desperta a curiosidade de André (Murilo Caliari), um jovem morador do bairro vizinho.

André é quem ajuda a tia enfermeira Marcia a prestar os primeiros socorros a Cristiano. E, atendendo a um pedido da tia, ele vai à casa do trabalho para pegar roupas e documentos. Lá, encontra um misterioso caderno e não resiste à curiosidade de lê-lo. “Desde o começo queríamos dizer algo sobre a nossa própria realidade, sobre as vidas e histórias dos jovens e dos trabalhadores do nosso país. Mas queríamos contar essas histórias de uma maneira mais literária, como numa narrativa épica… ou talvez como uma peça teatral. Nesse sentido, fomos muito inspirados por autores que conseguiram representar em narrativas fortes e sensíveis a vida dos trabalhadores e pessoas comuns de seu tempo, como James Joyce, Joseph Conrad, John dos Passos, Brecht. Mas também, e especialmente, alguns autores brasileiros”, conta Dumans.

Retrato da marginalização

Narrado em primeira pessoa, ou seja, é o personagem Cristiano que conta a própria história, o longa é um retrato político da vida de pessoas marginalizadas. “Essa decisão de ter a história do protagonista contada através de seu próprio caderno foi determinante para a estrutura do filme. Para nós, pessoas como Cristiano – e claro, Aristides de Souza, o ator – são como os heróis da literatura do passado: suas vidas são simplesmente incríveis na sua grandeza e na sua força. Queríamos dar à história de Cristiano essa qualidade literária, mas ao mesmo tempo, o caderno parecia ser um tipo de escrita mais plausível, e também menos nobre: não é um livro, não é uma novela, é uma espécie de diário. É o trabalho de um sujeito normal, não de um intelectual”, revela um dos diretores, Affonso Uchôa.

Ganhador de cinco prêmios na última edição do Festival de Brasília, entre eles, Melhor Filme e Melhor Ator, o longa circulou por mais de 50 festivais no mundo, entre eles, o de Roterdã, New Films/ New Directors (Nova York), BFI London Film Festival e o Viennale. Ao todo, foram mais de dez prêmios conquistados lá fora. Com distribuição da Embaúba Filmes e da Pique Bandeira, “ARÁBIA” é uma produção das mineiras Katásia Filmes e Vasto Mundo.

Ficha técnica:

Ano de Produção: 2017

Duração: 96′

Empresas Produtoras: Katásia Filmes, Vasto Mundo

Produção Associada: Pique-Bandeira Filmes

Elenco: Aristides de Sousa, Murilo Caliari, Glaucia Vandeveld, Renata Cabral, Renato Novaes, Wederson Neguinho, Adriano Araújo, Renan Rovida

Direção e roteiro: Affonso Uchôa, João Dumans

Produtor: Vitor Graize

Produção Executiva: Vitor Graize,Thiago Macêdo Correia

Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano

Som: Pedro Durães, Gustavo Fioravante

Trilha sonora: Francisco Cesar, Christopher Mack

Direção de Arte: Priscila Amoni, Janaína Macruz

Direção de Produção: Marcela Jacques, Laura Godoy

Montagem: Luiz Pretti, Rodrigo Lima

Assistente de Direção: Juliana Antunes

Casting: Gustavo Ruas, Silvia Andrade

Assistentes de Câmera: Bernard Machado, Maurício Rezende

Assistente de Produção: Vinícius Rezende, Camila Bahia

Produtor de Distribuição: Daniel Queiroz

Distribuidora: Embaúba Filmes e Pique Bandeira

Festivais:

46º Rotterdam International Film Festival (Holanda)

Hivos Tiger Competition

57º FICCI – Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (Colômbia)

Competição Internacional

New Director / New Films, Nova York (Estados Unidos)

19º BAFICI (Argentina) – Competição Internacional – Menção Especial do Júri

35º Festival do Uruguai – Competição Internacional – Menção Especial da FIPRESCI

14º Indie Lisboa (Portugal) – Competição Internacional – Prêmio Especial do Júri

Festival de Cine Latinoamericano La Casa Cine Fest (Equador) – Melhor Filme Latinoamericano

Art Film Fest (Eslováquia)

Valletta International Film Festival (Malta)

Festival de Cine Lima Independiente (Peru) – Prêmio Melhor Filme Iberoamérica Ahora

Karlovy Vary International Film Festival (República Tcheca)

FID Marseille (França)

GNCR Competition

Golden Apricot Yerevan International Film Festival (Armênia) – Prêmio Silver Apricot da Competição Internacional

New Zealand International Film Festival (Nova Zelândia)

T-mobile New Horizons IFF (Polônia)

Festival Internacional de Cine de América (México) – Prêmio de Melhor Filme

50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Prêmio de Melhor Filme, Melhor Ator, Prêmio da Crítica, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora

Festival de San Sebastián – Mostra Horizontes Latinos

Pancevo Film Festival (Sérvia)

Festival du Nouveau Cinéma (Montreal, Canadá)

BFI London Film Festival (Reino Unido)

Film Fest Hamburg (Alemanha)

Film Fest Gent (Bélgica)

41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Viennale (Áustria) – IBERTIGO

Muestra de Cine Iberoamericano de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) – Prêmio do Júri Popular

7ª Muestra de Cine de Lanzarote (Espanha)

27º Films from the South (Noruega) – Silver Mirror Melhor Filme

9ª Semana (Rio de Janeiro)

28ª Liffe – Ljubljana International Film Festival (Eslovênia)

X Janela Internacional de Cinema do Recife

4ª Mostra de Cinema de Gostoso

XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema

9ª Semana – Festival de Cinema

Sobre os diretores:

AFFONSO UCHÔA é diretor e roteirista. Vive em Contagem, Brasil. Dirigiu o longa-metragem “A Vizinhança do Tigre” (2014), considerado por diversos críticos um dos filmes brasileiros mais importantes em seu ano de lançamento. O filme estreou na Mostra de Tiradentes (2014) ganhando o prêmio de melhor longa-metragem. Depois, o filme foi premiado ainda em outros festivais como Olhar de Cinema, Semana dos Realizadores, Cachoeiradoc e forumdoc. bh, e teve sua estreia internacional no Festival de Hamburgo (Alemanha), em 2015.

JOÃO DUMANS é diretor e roteirista. Foi diretor assistente, roteirista e montador do longa-metragem “A Vizinhança do Tigre”, exibido no Festival de Hamburgo (2015), roteirista do longa-metragem “A cidade onde envelheço”, vencedor do Festival de Brasília de 2016, e assistente de direção e produtor executivo de “Os Residentes”, exibido no Festival de Brasília (2010) e em outros festivais internacionais como Viennale (Áustria), New Horizons (Polônia) e Indielisboa (Portugal). Como diretor, realizou o média-metragem documental “Todo mundo tem sua cachaça (2014).

Sobre as produtoras:

KATÁSIA FILMES é uma produtora sediada em Belo Horizonte dedicada ao cinema, vídeo e artes plásticas. Seus sócios são João Dumans e Tiago Mata Machado. No cinema, produziu os filmes Arábia (lançado no Festival de Roterdam, 2017), Os Residentes (exibido na Berlinale, 2011) e A Vizinhança do Tigre (exibido no Festival de Hamburgo, 2015). Foi também produtora associada do longa-metragem Baronesa, de Juliana Antunes (exibido no FID Marseille, 2017). Os três filmes foram vencedores do Prêmio de melhor longa-metragem na Mostra de Tiradentes. Seu mais recente projeto, Os Sonâmbulos (longa-metragem em finalização), dirigido por Tiago Mata Machado, tem data de lançamento prevista para o começo de 2018. Katásia Filmes também produziu alguns vídeos em parceira com a artista Cinthia Marcelle, exibidos em diversas exposições pelo mundo, como Buraco Negro, exibido na Biena de São Paulo, em 2010, Cruzada, vencedor do prêmio “The Future Art Project”, em Kiev, na Ucrânia, e Nau, exibido na Bienal de Veneza em 2017.

VASTO MUNDO é uma produtora sediada em Belo Horizonte, formada por Affonso Uchôa, Priscila Amoni e Ewerton Belico, dedicada a realizar projetos em cinema e artes plásticas. Vasto Mundo produziu os filmes A Vizinhança do Tigre, dirigido por Affonso Uchôa, exibido no Festival de Hamburgo (2015), Arábia, dirigido por Affonso Uchôa e João Dumans, lançado no Festival de Roterdã (2017), e Baixo Centro, dirigido por Ewerton Belico e Samuel Marotta, filme em finalização. Além disso fez a curadoria e produção de diversas mostras de cinema, e participou da produção do CURA (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana realizado em Belo Horizonte, com curadoria de Priscila Amoni.

GRADE DE HORÁRIOS:

*Não abrimos segundas-feiras

5 de abril (quinta-feira)

6 de abril (sexta-feira)

7 de abril (sábado)

8 de abril (domingo)

19h – Arabia

10 de abril (terça-feira)

19h – Arabia

11 de abril (quarta-feira)