Governo Leite derruba exigência de plebiscito para privatizar estatais

Com a Assembleia Legislativa cercada por gradis, e a presença ostensiva do Pelotão de Choque da Brigada Militar reforçada pelo carro de combate “Caveirão”, e a entrada de trabalhadores no plenário limitada por um pequeno número de senhas, os deputados gaúchos derrubaram, por 40 votos favoráveis e 13 contrários, a norma constitucional que obrigava o governo a realizar plebiscito para poder privatizar as estatais CEEE, Sulgás e CRM. A pressão entreguista do governo Eduardo Leite funcionou, com aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 272/19, mas o texto deve voltar à pauta da Assembleia no início do mês que vem, para votação em segundo turno.

Tensão de servidores

No lado de fora da Assembleia, manifestantes protestaram contra a proposta, na Praça da Matriz, em especial servidores da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Rio Grandense de Mineração (CRM) e da Sulgás – estatais que deverão ser privatizadas pelo governo, caso a PEC seja aprovada. Houve tensão durante a tarde em frente a AL.

Britto: privatizações não ajudaram o RS

Dentro da Assembleia, deputados oposicionistas lembraram que as experiências de privatização anteriores no estado comprovam que estas medidas de fato não reeestruturaram as finanças públicas e muito menos promoveram o desenvolvimento. Foi citada a verdadeira onda privatista do governo Antônio Britto (MDB), de 1994-1999, que não resolveu nenhum problema estrutural do Rio Grande do Sul.

Governo de olho em outros “filés”

Vale lembrar que apesar de declarações em contrário, há outros “filés” na estrutura do estado que faz brilhar os olhos dos privatistas, dentro e fora de governos: a CEEE, Corsan e até mesmo o Banrisul, embora o governador Eduardo Leite não afirme esta intenção claramente.