Gerente do Banrisul desliga ar condicionado e gera sufoco em agência

Embora o Banrisul continue cobrando resultados do programa de Gestão de Metas e Despesas (GMD), nada justifica a atitude do gerente da agência de São Gabriel, que simplesmente decidiu desligar o ar condicionado da unidade. Segundo denúncia do Sindicato dos Bancários, a atitude do gestor impõe um ambiente de trabalho insuportável aos bancários e desqualifica o atendimento prestado aos clientes.

De acordo com informações do Sindicato, o gerente começou a desligar os condicionadores de ar da agência de maneira arbitrária, há alguns dias. Mesmo com o calor dentro da unidade e o mal estar constante relatado pelos bancários, o gestor mantém os aparelhos desligados.

“O Sindicato já notificou a gerência da unidade sobre a situação e também enviou ofício ao Banrisul. Esperamos que o gerente volte atrás e pare de degradar as condições de trabalho”, salienta a diretora do Sindicato dos Bancários Ana Antoniazzi.

“A pior forma de assédio moral é aquela praticada de colega para colega. Quando a situação chega neste ponto, a violência organizacional chegou ao limite esperado pela empresa. Ou seja, quando o próprio trabalhador assume os interesses do capital, reproduzindo atitudes nocivas no ambiente de trabalho, que atingem e oprimem os próprios colegas”, destaca o diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa.

De acordo com a assessora de Saúde da Fetrafi-RS, Jacéia Netz, ao restringir o uso do ar condicionado o gestor do Banrisul desrespeita a NR17, que regulamenta as condições de trabalho nos bancos, pela qual a temperatura no interior das agências deve ficar entre 20 e 23 graus celsius. “A situação da agência de São Gabriel é passível de denúncia à SRTE por desrespeito às Normas de Segurança e Saúde do Trabalho”, salienta a assessora da Federação.

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS