Funcionários da Corsan, Banrisul e Procergs protestam nas ruas contra PEC 280

Caminhada de trabalhadores das estatais, na terça, 25, teve abraço simbólico ao prédio onde funcionam sedes do Banrisul e da Corsan e marcha até a Assembleia Legislativa

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Corsan, Banrisul e Procergs se uniram na terça-feira, 25, e fizeram um dia de mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 289/2019, que acaba com o plebiscito para a privatização das três empresas públicas do Rio Grande do Sul. Apesar da manhã gelada em Porto Alegre, eles deram um abraço simbólico ao prédio do banco, onde fica também a sede da Corsan, e depois caminharam até a Assembleia Legislativa.

Diante da pressão do movimento sindical e sem votos suficientes para aprovar a PEC 280, os deputados aliados do governador Eduardo Leite (PSDB) retiraram o quórum no meio da sessão plenária e a ordem do dia foi suspensa, sem apreciar a proposta e sem analisar o recurso das bancadas de oposição (PT, PDT e PSol), que pedem a anulação da votação em primeiro turno por causa das flagrantes irregularidades no registro de dois votos.

Organização

A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Fetrafi-RS, Sindiágua-RS e Sindppd-RS, com o apoio da CUT-RS.

Crédito fotos: Brayan Martins

Fonte: CUT-RS, com Edição Imprensa SindBancários.