Frentes chamam trabalhadores para Dia Nacional de Luta pela redução dos preços do gás e dos combustíveis

A hora é de trabalhador na rua defendendo seus direitos e lutando por democracia. A disparada dos preços dos combustíveis no país tem a digital do golpe nos nossos direitos. Não tem essa de dizer que trabalhador que luta por melhores condições de trabalho é responsável por crise de abastecimento. Essa crise tem o dedo de um governo que golpeou nosso direitos com a reforma trabalhista e a terceirização e agora com o desmonte descarado da Petrobras e dos bancos públicos federais e estaduais.

Trabalhador que quer lutar por mais democracia, mais direitos tem que pensar que a hora é de ir à luta. Sabemos que a crise de abastecimento com a greve dos caminhoneiros não tem precedentes. Mas o preço do gás e dos combustíveis, assim como a crise de desabastecimento, não é culpa de trabalhador. Afinal, é o governo federal com sua política de desmonte da Petrobras e de entrega do pré-sal que cria o caos para alterar valor de ação da petroleira pública e vender mais adiante.

Pensando em resolver essa crise de abastecimento que assola o Brasil, o SindBancários anuncia que apoia o chamado da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. É hora de aproveitarmos o dia de luta para refletirmos sobre a importência de defender o patrimônio público e para pensarmos sobre o que está acontecendo no país. É preciso, antes de tudo, dizermos que os valores democráticos são a base da construção de noss aidentidade e que intervenção militar é uma aventura de irresponsáveis.

Nesta quarta-feira, 30/9, vamos ao DIA NACIONAL DE LUTA pela redução do preço do gás de cozinha e dos combustíveis. Da redução do preço desses combustíveis, dependem as nossas conquistas.

Confira abaixo a nota das Frentes:

QUARTA, 30 DE MAIO É DIA NACIONAL DE LUTA

Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta.

O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.

Por isso apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h à 0h do dia 30.

Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio.

A disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional.

Enquanto Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la. Por isso, exigimos a saída imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente, a mudança na política de preços e o fim de qualquer tentativa de desmonte e privatização.

Está claro que o caos que o nosso país vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental a garantia de eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de repressão.

Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha!

Mudança imediata da política de preços dos combustíveis: Fora Parente!

Em defesa da Petrobras estatal, não à privatização!

Fora Temer! Por eleições livres e democráticas!

FRENTE POVO SEM MEDO

FRENTE BRASIL POPULAR