Frente em Defesa do Banrisul volta a se reunir na AL

Fim do recesso parlamentar renova ações contra demonte do grande banco público e articula defesa também de outras estatais

Com o fim do recesso na Assembleia Legislativa/RS, a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público voltou a se reunir na manhã desta quinta-feira, 13/02, com a presença de representantes do SindBancários, Fetrafi-RS, e do secretário-executivo da Frente, Marcelo Albuquerque, do gabinete do deputado Zé Nunes (PT). “Neste período houve algumas mudanças, como a presidência da Comissão, que agora passa a ser ocupada por Fábio Branco (MDB) em lugar de Edson Brum”, informou Albuquerque. O relator segue sendo Elisandro Sabino (PTB).

O diretor da Fetrafi, Sérgio Hoff, destacou que o momento é de reorganizar a Frente Parlamentar e as estratégias de luta em defesa do banco estadual dos gaúchos e gaúchas. “Vamos tirar um calendário conjunto de atuação também com pessoal da SindPPD e Sindiágua, na defesa da Procergs e Corsan, respectivamente”, disse o sindicalista e funcionário do Banrisul,

Denise Falkemberg, também da direção da Fetrafi-RS, acredita que com a nova presidência da Comissão há possibilidades de alteração na situação relativa ao Banrisul. “Vamos prosseguir nossas audiências públicas nas cidades do interior do estado, junto a câmaras de vereadores e prefeituras”, pontuou.

Fechamento de agências

Os representantes dos bancários lembraram também o fechamento de nove agências do Banrisul, na capital e no interior do estado, já anunciado pela direção do banco. “O Banrisul vem desencadeando um processo de reestruturação preocupante, que reduz o tamanho do banco, enxuga o quadro funcional e parece querer afastar o banco do seu papel social”, complementou Luciano Feztner, secretário-geral do SindBancarios.

Mobilização no dia 19

Também foram debatidas no encontro as ações definidas pelo movimento sindical, como a mobilização em frente ao prédio do Banrisul, na próxima quarta-feira, 19/02, pela manhã. A presença dos banrisulenses e da categoria é fundamental, para demonstrar a disposição de luta pelo Banrisul, que continua sendo indispensável ao desenvolvimento de todo o estado.

Também participaram da reunião os diretores do SindBancários e da Fetrafi Gilnei Nunes, Matheus Neri, Sérgio Hoff, Carlos Augusto Rocha e Ana Furquim. Além de Marcelo Albuquerque, do gabinete do Zé Nunes (PT), mandaram representantes os gabinetes dos petistas Jefferson Fernandes e Sofia Cavedon e de Juliana Brizola (PDT).

PEC 280

Os participantes da reunião na AL destacaram ainda que a mobilização continua contra a PEC 280, de autoria de Sérgio Turra (PP), que pretende extinguir a obrigatoriedade constitucional de realização de plebiscito para a venda de empresas como o Banrisul, Procergs e Corsan.