Frente em Defesa das Estatais promove ato contra privatizações e em defesa dos direitos nesta sexta, 12/8

A Frente em Defesa das Estatais, coordenada pela CUT Metropolitana, realiza nesta sexta-feira, 12/8, às 11h, um ato contra as privatizações e em defesa dos direitos dos trabalhadores, na Praça da Alfândega, entre os prédios do Banrisul e da Caixa Econômica Federal, no centro de Porto Alegre. A manifestação conta com o apoio da Fetrafi-RS, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Sindiágua, Sindipetro-RS, Senergisul, Sintec-RS e Sindicato dos Correios do RS.

O objetivo é unir os trabalhadores das empresas públicas para lutar contra as ameaças de retomada das privatizações no governo interino e golpista de Michel Temer (PMDB) e no governo Sartori (PMDB), bem como protestar contra a mudança do modelo de partilha do pré-sal e defender a Petrobras, o maior patrimônio do povo brasileiro. Acabar com a lei de partilha é tirar dinheiro da saúde e da educação.

A defesa dos direitos dos trabalhadores também será enfatizada na manifestação. Haverá protestos contra o PLP 257/2016, que prevê a renegociação das dívidas dos estados em troca de redução de despesas com serviços públicos e da entrega de empresas estatais estaduais, o PLC 030/2015, que estabelece a terceirização sem limites, e o PLP 268/2016, que reduz a representação dos participantes na gestão dos fundos de pensão, dentre outros projetos de retirada de direitos que tramitam no Congresso Nacional.

Também será denunciada a tentativa dos golpistas de flexibilizar a CLT, através da prevalência do negociado sobre o legislado, o que significa rasgar as leis trabalhistas, conquistadas com muitas lutas pelos trabalhadores ao longo da história.

Outra grave ameaça é a reforma da Previdência Social, que os golpistas pretendem enviar ao Congresso depois das eleições municipais deste ano.  Querem implantar a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e desvincular o aumento do salário mínimo do reajuste das aposentadorias para reduzir o valor dos benefícios.

Durante o ato haverá também o lançamento estadual da Campanha Nacional dos Bancários 2016, com a presença de dirigentes e delegados sindicais dos 38 sindicatos filiados à Fetrafi-RS.

Fonte: CUT-RS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER