Formação de delegados: SindBancários realiza encontro virtual

Na quarta-feira, 20/05, mais de 30 novos delegados participaram de curso de formação sindical

A distância física obrigatória, provocada pela pandemia da Covid-19, não tem impedido que os representantes da categoria bancária prossigam em suas tarefas de aperfeiçoar sua formação sindical e política, para melhor defender os direitos dos colegas. Deste modo, na última quarta-feira, 20/05, pela primeira vez na História, o SindBancários realizou um curso virtual de formação dos delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa e Banrisul. O sociólogo e assessor sindical Anderson Campos coordenou o encontro, via internet, que reuniu mais de 30 novos delegados e vários membros da diretoria. A reunião virtual teve como tema principal “O trabalho e os(as) trabalhadores(as) na pandemia”.

Adaptações ao cenário da quarentena

Na abertura da atividade, o secretário-geral do Sindicato, Luciano Fetzner, traçou um panorama  da situação de pandemia e como se deu a atuação sindical nos primeiros momentos de quarentena, com esforço de manutenção da saúde da categoria e a adaptação ao cenário de atendimento reduzido. Ele citou “a forte intervenção dos sindicatos para prevenir que ocorressem demissões de bancários de maneira oportunista, por conta da conjuntura”.

Fetzner também fez um relato da adaptação do atendimento, prorrogação dos mandatos de delegados e adiamento da eleição sindical, paralelamente ao início das tratativas da campanha salarial já prevendo relutância dos bancos em manter o calendário habitual de período de negociações. “Até o momento o esforço principal da diretoria foi no sentido de evitar que os bancos aproveitem o momento para atacar direitos conquistados pela categoria”, sintetizou o secretário-geral em sua explanação.

Sindicato aberto

A diretora de Formação do Sindicato, Virgínia Faria, destacou que, embora a entidade esteja fisicamente fechada, não deixou nem vai deixar de cumprir seus deveres e atividades. “Ele continua aberto politicamente”, afirmou Virgínia. “E, apesar das atuais limitações  colocadas pela pandemia, estamos satisfeitos em dar continuidade à esta formação, que nos é tão importante”, disse. Ao final, ela agradeceu a participação de todos, e reafirmou o compromisso do SindBancários em seguir promovendo o debate político e construindo atividades cada vez mais democráticas.

Leitura e filme

No encontro, com cerca de 1h30min, os participantes foram divididos em três grupos, de acordo com o banco. O texto indicado para leitura é “Emprego, trabalho e renda para garantir o direito à vida”. Foi  produzido por pesquisadores do CESIT-Unicamp e está disponível nesse endereço:

https://www.cesit.net.br/emprego-trabalho-e-renda-para-garantir-o-direito-a-vida/

Foi indicado para melhor entendimento do tema também o filme “O espírito de 45”, do inglês Ken Loach. Veja aqui duas opções para assistir gratuitamente: Youtube: https://youtu.be/4FQZC2SMkow

Vimeo: https://vimeo.com/124353555

Calendário por banco, na próxima semana:

 

Delegadas/os da Caixa

Segunda-feira, dia 25/05

18:00 às 19:30

 

Delegadas/os do Banrisul

Quarta-feira, dia 27/05

18:00 às 19:30

 

Delegadas/os do Banco do Brasil

Sexta-feira, dia 29/05

18:00 às 19:30

O link de acesso será enviado no dia do encontro, por e-mail e whatsapp.

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER