Financiários(as) decidem sobre PLR no Grupo Alfa em assembleia

Saiba como ter acesso à plataforma de votação online e decida sobre avanço na criação de política de PLR das 8h às 18h da quarta, 20/10. Leia o edital e consulte a íntegra da proposta de ACT-PLR

O Grupo Alfa finalmente reconheceu a importância da mediação do movimento sindical para construir acordos negociados que são bons tanto para o banco quanto para os seus empregados. O resultado desse reconhecimento será decidido nesta quarta-feira, 20/10.

Clique aqui e acesse a plataforma Votabem para participar da assembleia virtual (https://bancarios.votabem.com.br/)

Das 8h até as 18h, os colegas empregados do Banco Alfa, Alfa de Investimento e da Financeira Alfa podem acessar à plataforma virtual e votar na proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Será o primeiro acordo deste tipo a ser submetido à decisão dos(as) colegas financiários(as) que trabalham no Grupo Alfa.

O ACT tem abrangência nacional e contempla os empregados dos Bancos Alfa, Alfa de Investimento e a Financeira Alfa. São cerca de 1.500 funcionários a serem beneficiados pelo acordo.

“Trata-se do primeiro programa próprio firmado com o Grupo Alfa, que é resultado de muita negociação com o sindicato”, diz a diretora de Financeiras e Terceirizados do Ramo Financeiro, Claudia Stella Rodrigues.

O Grupo Alfa fazia pagamentos para alguns funcionários apenas (da área comercial), a título de remuneração variável. O Sindicato costumava receber denúncias e interferia no processo.

Diante dos impasses que a ausência de uma política de PLR causava, o Sindicato insistiu para que o Grupo Alfa avaliasse a possibilidade de um Acordo Coletivo de Trabalho para tratar do pagamento de PLR. Desde 2020, o Grupo se comprometeu e estudou medidas para a criação do programa.

Em 2021, esse programa foi finalizado e encontra-se na proposta de acordo coletivo, sendo válido para o exercício de 2021.

Clique aqui e leia a íntegra da proposta de ACT PLR aos empregados do Grupo Alfa

Resumo da proposta

> O programa garante que todos os empregados serão elegíveis, com pagamento de valores adicionais à PLR da Convenção Coletiva de Trabalho, sem qualquer compensação entre eles, e serão registrados em rubricas separadas no holerite.

> O programa leva em consideração o seguinte indicador para sua aplicação: Meta do Conglomerado ROE para o ano de 2021 (4,5%);

> O programa estabelece metas quantitativas e qualitativas e, mediante a avaliação, permite a atribuição do percentual de atingimento dos elegíveis;

> Piso: menor valor que poderá ser pago pelo programa: R$ 400,00.

> Teto: maior valor que poderá ser distribuído pelo programa: 30 salários e inclusão de cláusula de compromisso para redução do teto para renovação do instrumento.

> Previsão de pagamentos: anual, na mesma data fixada na CCT, para o pagamento PLR final (até março/22).

> Previsão de Cobrança de Contribuição negocial de 1,5%, com teto de R$ 1000,00, aos Sindicatos que forem cobrar a taxa.

EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Porto Alegre e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 92.831.650/0001-05, Registro sindical nº SD57281 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados bancários, associados ou não, que prestam serviços no Grupo Alfa (Banco Alfa S/A, Banco Alfa de Investimento e Financeira Alfa S/A), na base territorial deste sindicato, para participarem da assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual no período das 08 horas até às 18 horas do dia 20 de outubro de 2021, na forma disposta no site (endereço da página oficial do Sindicato na internet) onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da negociação e assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho sobre Participação nos Resultados para o exercício 2021, com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a ser celebrado com o Grupo Alfa (Banco Alfa S/A, Banco Alfa de Investimento e Financeira Alfa S/A.

Porto Alegre, 18 de outubro de 2021.

Luciano Fetzner Barcellos

Fonte: Imprensa SindBancários