Longa-metragem do documentarista mineiro Marcos Pimentel flutua por arqueologias pessoais e afetivas
Existe uma tese linguística que defende que a palavra SAUDADE – que define de maneira tão precisa o sentimento de falta – só existe na língua portuguesa porque, durante o período das navegações, os lusitanos eram grandes viajantes. Seres errantes que cruzavam os mares por meses, anos e, até mesmo, décadas, deixando para trás sua terra e sua gente.
“Os Ossos da Saudade” mergulha no interior de seus personagens em busca de recordações profundas. Histórias de infância, fragmentos sobre o passado, confissões cotidianas, relatos de viagem. Os cenários são muitos. O filme flutua por arqueologias pessoais e afetivas, flanando por memórias e lembranças de pessoas entregues a pensamentos que não se engessam em modelos estáticos e a olhares que não se fixam em cronologias lineares ou em cartografias precisas.
É um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Brasileiros e estrangeiros atravessados pela saudade, que, de alguma forma, carregam o Brasil em seus baús interiores.
PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS
29 de setembro a 5 de outubro
15h: OS OSSOS DA SAUDADE
17h: O LIVRO DOS PRAZERES
19h: DESTERRO
ESTREIA
OS OSSOS DA SAUDADE
2021 | 107 min | Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde
CONTINUAÇÕES
DESTERRO
Direção – Maria Clara Escobar
Brasil/ Argentina/ Portugal, 2020, 123′
Sinopse – Desterro. Descompasso. O que se passa dentro de Laura (Carla Kinzo) parece estar sempre em um espaço diferente e em um ritmo distinto daquilo que se espera dela. Desconfortável, Laura decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Num percurso de autodescoberta, ela se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias.
Elenco: Carla Kinzo, Otto Jr., Rômulo Braga
O LIVRO DOS PRAZERES
Direção: Marcela Lordy
Brasil/Argentina/ Drama/ 2021/ 100min
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected]