FeirArteira Natal 2017 oferece presentes feito à mão no Espaço de Arte da Casa dos Bancários

Da cachacinha Caipora que, dizem, chega deixar os pés de quem toma para trás, fazendo jus à lenda indígena, ao vestido, à blusa, o chapéu e à charge. A FeirArteira Natal 2017 já está instalada no térreo da Casa dos Bancários no Espaço de Arte. É tanto artesanato autoral, com a assinatura de gente da estirpe do Santiago e do Bier, nas charges e cartuns, que o visitante pode achar que o espaço é uma passagem para outra dimensão. A FeirArteira é uma atividade do Coletivo Arteiros, vinculado à ONG Alice (Agência Livre para a Informação, Cidadania e Educação). Fica aberta das 10h às 20h, inclusive sábados e domingos, até 22 de dezembro. Aceita todos os cartões de banco e de crédito.

A coordenadora da FeirArteira, Eliege Kich, explica que 20% da receita obtida com a venda dos produtos são revertidas para a Alice financiar projetos sociais, como o Jornal Boca de Rua. “A gente tem muita arte. Todos são artistas. Tudo que está aqui é feito por pessoas. Não tem nada industrializado”, explica Eliege.

Há charges e cartuns do Bier, do Santiago, Canini, do Edgar Vasques, livros da Libretos, obras de arte de Ernani Chaves, fotografias de Otávio Teixeira, desenhos do talentoso Amaro Abreu, fotos de Luiz Abreu e tantos outros. Há também joias artesanais, peças que são únicas e que ninguém aparecerá com outra igual.

Guilherme Guterres é um artista que foge um pouco da utilização de materiais que costumamos reconhecer para fazer arte. Ele fala que sua arte é a arte têxtil. Seus quadros são feitos de retalhos, na técnica patchwork, ou na quilting. Esta última é uma técnica de cerzido em tecido alcochoado. “O patchwork permite trabalhar com resíduos, reaproveitamento. Transito entre técnicas artísticas e objetos decorativos”, detalhou Guilherme.

Serviço FeirArteira

> Até 22 de dezembro, das 10h às 20h (inclusive sábados e domingos)

> Espaço de Arte da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)

Fonte: Imprensa SindBancários