Estreia de Quem Tem Medo e sessão gratuita de Um Poeta na Amazônia no CineBancários

Documentário acompanha a ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas que tiveram obras censuradas

A semana de 11 de agosto no CineBancários terá programação especial, com duas estreias e a sessão gratuita de Um Poeta na Amazônia, em 16 de agosto, acompanhada de debate com o diretor, o franco-espanhol José Huerta.

Inspirado no conturbado processo eleitoral brasileiro de 2018, o filme Um poeta na Amazônia, em tradução livre, acompanha o trabalho de um poeta acreano que propôs a literatura e poesia como forma de rebater o violento ambiente que dominou as redes sociais no período que fragmentou a sociedade brasileira. O filme mostra o trabalho que o poeta César Felix realiza com seu projeto “Café com poesia” onde acolhe, em rodas de conversa e saraus, pessoas que se sentem excluídas e ameaçadas pelas violências disseminadas no país nos últimos anos. Acolhe e dá voz a indígenas, camponeses, mulheres, comunidade lgbtqia+ e artistas.

QUEM TEM MEDO, exibido no 27º Festival É Tudo Verdade, chega ao CineBancários no dia 11 de agosto. O documentário, filmado desde 2017, acompanha diversos(as) artistas e performers que foram censurados(as) e como esse processo ganhou ainda mais força com a eleição de Jair Bolsonaro. Através de entrevistas com artistas, registro das obras censuradas e discursos de deputados e senadores, o documentário acompanha os casos de Wagner Schwartz (SP), Renata Carvalho (SP), Maikon K (PR), José Neto Barbosa (RN) e das montagens de “Caranguejo Overdrive” (Aquela Cia de Teatro, RJ) e “RES PUBLICA 2023 (A Motosserra Perfumada, SP).

Também estreia no CineBancários SUJEITO OCULTO, primeiro longa de Leo Falcão, roteirista de diversos sucessos do cinema brasileiro. O filme foi vencedor do FANTASPOA 2022. Na história, Max, um famoso romancista, muda-se para uma casa perto de uma pequena, isolada e estranha vila para escapar de um bloqueio criativo. À medida que aumenta a sensação de estar em contato com histórias (e não com pessoas), ele percebe o misterioso aparecimento de páginas em sua escrivaninha, aparentemente escritas pelo antigo morador da casa.

Dias 11, 12, 13, 14 e 17/08

15h: Quem Tem Medo?

19h: Sujeito Oculto

Dias 16/08:

15h: Quem Tem Medo?

19h: Um Poeta na Amazônia – sessão gratuita

*não há sessões nas segundas-feiras

ESTREIA:

QUEM TEM MEDO?

Brasil / 2022 / 71 minutos

Direção – Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr.

Classificação indicativa – 14 anos

Sinopse: A ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas e suas obras censuradas. A partir de suas vozes, é composto um mosaico das consequências nefastas da ascensão do fascismo em nosso país.

SUJEITO OCULTO

Brasil / Suspense, Terror, Fábula / 2021 / 110 min

Roteiro e Direção: Leo Falcão

Sinopse: Para escapar de um bloqueio criativo, Max, um famoso romancista, muda-se para uma casa perto de uma pequena, isolada e estranha vila. Logo, muitas ideias começam a surgir, mas não da maneira que o escritor esperava. À medida que aumenta a sensação de estar em contato com histórias (e não com pessoas), ele percebe o misterioso aparecimento de páginas em sua escrivaninha, aparentemente escritas pelo antigo morador da casa. Isso é o suficiente para fazer Max levantar dúvidas sobre sua criatividade, sua sanidade e até mesmo sua existência.

SESSÃO ESPECIAL

UM POETA NA AMAZÔNIA

Brasil / 82 min

Filme de José Huerta

O filme “Um poeta na Amazônia”, dirigido pelo cineasta espanhol José Huerta, radicado atualmente em Paris, será lançado pela primeira vez em Porto Alegre, no Cine Bancários, em sessão única no dia 16 de agosto, às 19h, com entrada franca.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid.

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected]org.br

CINEBANCÁRIOSRua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre