Esclarecimento: Diferença creditada pelo Banrisul de repouso remunerado nas RVS

Banco complementou processo do Sindicato sem quaisquer explicações

O SindBancários e sua Assessoria Jurídica foram surpreendidos nesta quarta-feira, 20/7, por um pagamento no contracheque recebido por centenas de Banrisulenses de parcelas intituladas “Compl Adic DSR RVS/Bônus”.

O assessor jurídico do sindicato, Antonio Vicente Martins, presume que o pagamento seja uma complementação ao devido no processo coletivo das RVS, mas o banco não fez a comprovação no processo como deveria ter feito.

“Vamos peticionar no processo para exigir que o banco faça os demonstrativos de pagamento no processo. É um pagamento devido em decorrência de processo judicial, tem que ser calculado considerando juros, parcela isenta de imposto de renda, reflexos em férias, décimo terceiro. O banco faz pagamentos e não fez os demonstrativos de pagamento. Está errado”, disse.

O pior, informam colegas, é que o banco não sabe esclarecer do que se trata o pagamento. O Banrisul precisa dar o devido esclarecimento para o quadro funcional, mas os relatos que o sindicato recebeu são de que, ao se buscar esclarecimentos junto ao RH, se estaria respondendo aos colegas para “perguntarem para o sindicato”.

O sindicato orienta, no entanto, que se o banco pagou no contracheque deve fornecer o esclarecimento do porquê pagou e a origem do pagamento. A assessoria jurídica do sindicato vai fazer a petição judicial para requerer os cálculos individuais.

O sindicato também recebeu relatos de colegas que não receberam o pagamento. Mas, não há nenhuma explicação para alguns receberem e outros não. Todos os empregados da base do SindBancários que receberam RV em 2020 e 2021 devem ter valores a receber. O banco tem que explicar a razão das diferenças.

O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, empregado do Banrisul, se mostrou contrariado e surpreso: “O banco pagou diferenças judiciais no contra-cheque, alguns receberam e outros não. Isso não faz sentido. Nossa assessoria vai requerer os comprovantes e demonstrativos e complementações. Os bancários e as bancárias também podem nos ajudar ao exigirem os demonstrativos e as explicações para a gestão de pessoas”, orienta.

Fonte: Imprensa SindBancários 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER