SindBancários retomou reuniões presenciais de escritórios credenciados
A Diretoria Jurídica do SindBancários realizou o encontro mensal entre os seis escritórios credenciados nessa quarta-feira (29), na sede da entidade. Foi a primeira reunião presencial após a pandemia de covid-19. Os advogados foram recepcionados com um café da manhã e receberam as boas-vindas do presidente do Sindicato, Luciano Fetzner; da diretora jurídica, Simoni Medeiros; do 2º diretor jurídico, Ronaldo Zeni; e do secretário executivo, Luiz Cassemiro. Funcionário do jurídico, José Cunha ajudou a organizar a atividade e foi elogiado pelos dirigentes pela dedicação ao trabalho realizado no setor, na orientação direta a bancários e bancárias que buscam atendimento na entidade.
Os diretores destacaram a importância das atividades presenciais, que contribuem para uma maior proximidade entre os representantes dos escritórios, além de facilitar a realização de avaliações e construções conjuntas sobre casos e ações judiciais. A partir de comentários dos presentes, será avaliada a possibilidade de alternância entre encontros presenciais e virtuais, ou ainda no formato híbrido.
Atuação em várias frentes
A diretora Simoni comentou sobre a campanha “Veta, Melo”, iniciada há dois meses por um grupo de dirigentes do SindBancários e da Fetrafi-RS, com apoio dos setores de comunicação e jurídico. Conforme ela, o trabalho em prol do veto ao Projeto de Lei 244/2022, que retira a obrigatoriedade das portas de segurança nas agências bancárias de Porto Alegre foi um grande aprendizado.
“Nós estivemos presentes nas sessões na Câmara Municipal, conversamos e tivemos apoio de diversos vereadores, inclusive com alguns gravando vídeos admitindo o erro no voto favorável ao projeto e garantindo apoio ao veto. Isso não é pouca coisa!”, afirmou. Integrante do grupo de trabalho, o advogado João Rosito ressaltou a vitória obtida, com veto parcial ao PL. “Além da obtenção do veto, a campanha foi exitosa por pautar o debate entre a população portoalegrense e também na imprensa local”, disse.
O advogado Ricardo Pretto falou sobre as várias frentes de atuação dos escritórios e salientou o debate sobre o novo Plano de Cargos, Funções e Salários (PCFS) do Banrisul, cuja orientação jurídica é para que os banrisulenses não façam a adesão. “Não vale a pena aderir, não há nenhum ganho para os trabalhadores, já que o plano antigo tem as mesmas vantagens”. Pretto contou que, em situações complexas, como no caso do PCFS, a ideia é realizar lives nas redes sociais do Sindicato para esclarecer a categoria.
Funcionário do Banrisul, Fetzner explicou que é um momento de incertezas no banco, em função de questões como a escolha da nova diretoria, com possibilidade de mudança política na gestão, e ainda a eleição na Fundação Banrisul. “O Programa de Participação nos Resultados (PPR) também é um ponto problemático, pois foi diferente do esperado, não teve processo de acordo pra renovação. É um momento de muitas mudanças, os colegas estão em dúvida sobre o futuro do Banrisul”, opinou.
Novas plataformas de divulgação
O trabalho da Assessoria de Comunicação e os meios de divulgação de conteúdos de cunho jurídico também foram pauta do encontro. Um novo site do Sindicato está sendo desenvolvido, a fim de facilitar a navegação e o acesso a informações sobre serviços, convênios, entre outros. No portal, o jurídico terá uma página específica para publicação de notícias, artigos de opinião, comentários sobre ações e demais itens de interesse da categoria. O estúdio Rao, do SindBancários, é outra plataforma disponibilizada para divulgações jurídicas. Um programa quinzenal começará em breve a ser gravado, com discussões sobre temas atuais na área, realizado entre representantes dos escritórios conveniados e convidados.
Após os debates, os presentes foram agraciados com brindes do Sindicato e também houve sorteio de livros. Entre as obras estava “Em defesa do bem comum”, que tem Simoni como uma das organizadoras e Zeni como um dos coautores. Foram sorteados ainda “Setenta” e “A solidão do amanhã”, escritos por Henrique Schneider, que estava na atividade e autografou os livros para os agraciados.
Veja os dias e horários de atendimento dos plantões jurídicos semanais: https://www.sindbancarios.org.br/index.php/plantoes-juridicos-semanais
Confira os escritórios credenciados e conveniados, com os respectivos contatos: https://www.sindbancarios.org.br/index.php/juridico-2/escritorios-conveniados
Diga SIM para quem defende você! Saiba como se sindicalizar: https://www.sindbancarios.org.br/index.php/saiba-como-se-sindicalizar-em-2021
Veja mais fotos da atividade: