Encerrada a negociação do Comando Nacional com a Fenaban

Comando orienta aceitação da proposta de CCT, após rodada de negociação que durou das 10h da manhã de sábado até a madrugada deste domingo, 30/8

Passadas das duas horas da madrugada deste domingo, 30/8, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) finalizaram o detalhamento de uma proposta final para a categoria. Foram muitas horas de definições sobre detalhes do texto, como questões sobre teletrabalho, cláusulas de saúde e combate à violência doméstica.

Para avaliar a proposta final, a categoria fará assembleias virtuais em todo o país entre os dias 30 e 31 de agosto.

“Assim como apresentamos nossa pauta em busca de avanços, os bancos também trazem todos os anos uma série de vírgulas para a mesa de negociação, tentando modificar partes da redação. É exaustivo, porém importante, o processo final de revisão do texto, para garantirmos que as mais de 60 páginas de nossa convenção, construída ao longo de tantos anos e com tanta luta, siga garantindo todos os nossos direitos históricos”, destacou Luciano Fetzner, presidente eleito do SindBancários e membro do Comando Nacional.

Na sexta-feira, 28/8, os representantes dos bancos propuseram um reajuste de 1,5% para salários, com abono de R$ 2 mil para 2020, além da reposição da inflação (estimada em 2,74% no período) para demais verbas, como vales alimentação e refeição e auxílio-creche/babá. O acordo proposto é novamente de 2 anos, sendo que para 2021 fica garantido reajuste de INPC + 0,5%, sobre todas as verbas e benefícios.

O cálculo da PLR ficou mantido no mesmo formato do atual acordo. Será antecipado 54% da PLR até 30 de setembro, mesmo prazo para o pagamento do abono.

Assembleia Virtual

A orientação do Comando Nacional, composto por representantes de todos os maiores sindicatos e federações do país, é unânime pela aceitação da proposta.

Os bancários e bancárias de todo o país terão o sistema virtual Vota Bem (https://bancario.votabem.com.br) disponível a partir das 20h deste domingo, 30/8, para decidirem sobre a aceitação da proposta de CCT 2020/2021 dos bancários, bem como as propostas específicas dos bancos públicos. A votação ficará aberta até as 23h59 de segunda-feira, 31/8, totalizando 27h59 de pleito.

O SindBancários está disponibilizando uma série de vídeos, resumos, textos e tabelas, para que nenhuma bancária ou bancário chegue na hora de tomar sua decisão com qualquer dúvida. Também haverá plenária para esclarecimentos via zoom e assim que as redações finais das propostas forem concluídas, serão publicadas na íntegra no portal.

“Os bancos tentaram aproveitar a crise da pandemia para reduzir uma série de direitos da nossa categoria e incluir no acordo cláusulas que flexibilizariam as nossas relações de trabalho. Mas com muita negociação na mesa e muita pressão nas redes sociais, conseguimos construir uma proposta decente. Agora, como sempre, quem decide é o bancário”, concluiu Fetzner.

Fonte: Imprensa SindBancários