Embola disputa pela ponta no Futsal 2019

O Itaú SA, que lidera a competição com 13 pontos e 15 no saldo de gols, folgou na rodada de sábado, 3/8, da Copa SindBancários de Futsal. Na primeira partida, o União FC bateu o Bacen FC em 7 a 3. O Santander venceu o Itaú ZN pelo placar de 6 a 2 e, no clássico da rodada, o Bradesco Gravataí superou os colegas do Bradesco FC por 3 a 1.

Veja a galeria de fotos da sexta roadada.

Os resultados embolaram a classificação e colocaram outras equipes na disputa pela ponta na classificação final da primeira fase da competição. Confira, abaixo, a classificação que, na visão dos boleiros, indica que nada está decidido. Na próxima rodada, “tudo pode mudar”, garantem. No próximo sábado, 10/8, ocorre a sétima e última rodada da primeira fase. O Itaú SA enfrenta o União FC, Bradesco FC joga com o Itaú ZN e o Santander encara a equipe do Bradesco Gravataí, tudo na quadra do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas.

União FC 7 x 3 Bacen FC

Santander 6 x 2 Itaú ZN

Bradesco Gravataí 3 x 1 Bradesco FC

Classificação

Equipe Pontos Saldo/Gols

1º – Itaú SA 13 15

2º – Santander 10 10

3º – União FC 9 6

4º – Bradesco Gravataí 9 -1

5º – Bradesco FC 9 -2

6º – Itaú ZN 3 -15

7º – Bacen FC – -16

Arbitragem

André Wahlbrink, Gustavo Duarte (foto) e Elton Scherer configuraram o time do apito.

Retorno

Dois jogadores retornaram à quadra depois de lesões. O goleiro Elias Jardim Soares, do Bradesco Gravataí, e Leandro Fonseca, do Santander. Ambos foram recebidos com aplausos pelos colegas.

Craque

O goleiro Carlos Ricardo Ribeiro da Silva, do União FC, além de grandes defesas, anotou o gol mais bonito da rodada, um chute do meio da quadra encobriu o arqueiro adversário fazendo a bola escorrer plasticamente pela rede.

Torcedora

Pamella Marquetti, ex-bancária, torcedora do União FC. “Eles se puxaram e mereceram a vitória. Na semana passada, não deu pra comparecer e o time perdeu. Já viu, não posso mais faltar, né!”, corneteou a companheira do Lucas Toshiro, jogador do União.

Próxima rodada – Sábado, 10/08, 9h30

O Itaú SA x União FC

Bradesco FC x Itaú ZN

Santander x Bradesco Gravataí

* Os jogos acontecem sempre na quadra do Sindicato dos Metalúrgicos, Rua Caramuru, 330, no Centro de Canoas.

Crônica

A bola e o salto alto em Canoas

A grã-fina das narinas de cadáver” é um dos personagens mais saborosos inventados pelo genial Nelson Rodrigues, jornalista, escritor e dramaturgo. Um dia, a grã-fina se rende e finalmente vai ao Maracanã. Ao entrar na área das cadeiras e observar aquele espetáculo admirável, ela faz a pergunta inesperada: “afinal de contas, quem é a bola”. Não é o caso dos torcedores e torcedoras da Copa SindBancários de Futsal. Todos e todas dão pintam de familiaridade com o mundo da também chamada pelota, ou criança, redondinha e gorduchinha.

No bar da quadra dos Metalúrgicos é de se notar a presença de três bolas de futebol de campo, todas autografadas, expostas ao público e protegidas em redomas de vidro. Na foto, vista da direita pra esquerda, a bola vermelha contém as assinaturas do time do Internacional de 2010. Em seguida, a pelota do jogo Brasil 3 Suécia 0, amistoso Internacional em 15/08/2012, na gelada Estocolmo. A última bola foi rolada no Jogo das Estrelas, dezembro de 2010, campo da Ulbra, em Canoas. Evento beneficiante onde Romário brilhou, dentro e fora das quatro linhas.

Recupero esta história porque, a certa altura, uma coleguinha entrou em campo pra entrevistar o “Baixinho” de salto alto e quase se afunda na grama molhada. Um gaiato logo arrancou sorrisos do goleador da seleção ao comparar a cena com a grã-fina de Nelson Rodrigues. “É, meu irmão, a bola continua sendo maltratada de tudo quanto é jeito”, alfinetou Romário.

Texto: Moah Sousa, Assessoria de Comunicação SindBancários

Fotos: Jackson Zanini