Em Viamão, SindBancários fecha agência do Banrisul com ar-condicionado estragado

Medida busca proteger integridade física de funcionários e clientes

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) fechou uma agência do Banrisul na Av. Cel Marcos de Andrade 120, no centro de Viamão, na manhã desta terça-feira (25), após identificar problemas de refrigeração com o ar-condicionado da Unidade.

O aparelho apresentava mau funcionamento há mais de uma semana em ao menos um dos três andares da agência, onde trabalham 20 pessoas.

Para Jairo Soares, diretor de formação do Sindicato, é inadmissível que o banco exponha clientes e funcionários a um risco biológico e contaminação com o coronavírus e ao calor desumano, com sensação térmica de mais de 45ºC, que assola o Rio Grande do Sul há quase 20 dias.

“A manutenção dos aparelhos de ar-condicionado deve ser feita com antecedência para evitar riscos para trabalhadores e correntistas. O ambiente dentro da agência era de medo, pois em razão do calor, muitos clientes abaixavam suas máscaras para amenizar a sensação de abafamento provocada pela falta de refrigeração no local. Isso coloca todos em risco de infecção com a Covid-19, uma vez que quebra os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, explica Jairo.

Conforme o dirigente sindical, o Banrisul garantiu que enviará, ainda na tarde de hoje, uma equipe para efetuar os reparos no equipamento, que funciona parcialmente na gerência e nos caixas do banco, mas não na área destinada ao atendimento de pessoas físicas e jurídicas.

“Para evitar complicações maiores, optamos por fechar temporariamente a unidade e esperamos pela chegada da equipe de manutenção. Sem a climatização necessária em ambientes fechados, os casos de Covid-19 podem aumentar ainda mais. Nós do SindBancários lutamos pela vida dos trabalhadores e por isso questionamos as orientações sobre os novos protocolos sanitários adotados pelo banco”, pontuou Jairo, ao se referir à instrução administrativa divulgada pelo Banrisul no último dia 20 de janeiro.

O SindBancários pede a todos os seus associados que entrem em contato caso tenham mais informações sobre o descumprimento de protocolos sanitários de combate ao coronavírus ou de problemas em equipamentos de refrigeração dos bancos. A saúde deve vir antes do lucro. Denúncias podem ser encaminhadas pelas redes sociais ou através dos telefone (51) 3433- 1200. Protocolos de denuncia podem ser efetuados, de forma anônima, no website do sindicato, através do link www.sindbancarios.org.br/index.php/contato.