Em clima de circo, Santander anuncia nova terceirização que afetará centenas de bancários

Poderá ocorrer a transferência de até 1,7 mil bancários para um novo CNPJ nomeado “SX Tools”

O Santander anunciou a terceirização da área de manufatura. O comunicado foi feito nesta sexta-feira 30. Os empregados estão lotados atualmente no Radar Santander, em sua maioria. Mas parte deles trabalha na Torre e no Conexão. Apuração do Sindicato indica que em um primeiro momento poderá ocorrer a transferência de até 1,7 mil bancários para um novo CNPJ nomeado “SX Tools”.

Desde a manhã desta sexta-feira 30 estão ocorrendo diversas reuniões internas com as áreas atingidas a fim de informar que a transferência terá início nesta segunda-feira 3 de outubro.

A notícia pegou a todos de surpresa – até poucos dias atrás o banco informava apenas uma transferência de local físico da área. A mudança anunciada nesta sexta-feira 30 poderá atingir o contrato de trabalho, a representação sindical e os direitos da convenção coletiva de trabalho da categoria bancária.

Diante do anúncio, o Sindicato entrou em contato com o Santander nesta sexta-feira 30, e foi marcada para as 17h uma reunião de emergência com a presença do RH sindicais e da vice-presidente de RH a fim de discutir a questão.

Conforme Lucimara Malaquias, coordenadora da  Comissão de Organização dos Empregados do Santander, um processo de diálogo e de negociação permanente pressupõe transparência e credibilidade.

“A direção do Santander não tomou a decisão de terceirizar centenas de funcionários, e muito menos formulou essa mudança de um dia para o outro. Essa alteração em um período tão curto, informando os trabalhadores na última hora, e sem negociação prévia, sinaliza que o banco não respeita o processo negocial coletivo, não está aberto ao diálogo e tampouco respeita os trabalhadores que serão submetidos a alterações profundas nos seus contratos de trabalho, podendo resultar em perdas significativas de salário e de direitos.”, pontua Lucimara, que  também é  diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região